14º Encontro do CCVAP é diversão e cultura garantida para toda a família

Postado por -

Os Campograndenses terão uma oportunidade única de fazer um programa em família neste final de semana, pois acontece o 14º Encontro do Clube dos Colecionadores de Veículos Antigos Pantanal (CCVAP).

O encontro, pela segunda vez, será realizado no melhor e mais agradável ponto de encontro das pessoas que gostam da natureza e não abrem mão da badalação, os Altos da Avenida Afonso Pena (Cidade do Natal).

Quem for até o local terá a oportunidade de ver carros de várias marcas com os Oldsmobile, uma marca americana pouco conhecida das novas gerações:

Outras duas marcas americanas que podem ser novidade para muitos, é a Packard que fabricou carros de 1899 até 1958, e a Buick que surgiu em 1903 e hoje atende principalmente os mercados dos Estados Unidos, China, Taiwan e Israel com seus carros de alto padrão.

Ainda da industria americana dois senhores de marcas tradicionais no Brasil, o Chevrolet Cabeça de Cavalo de 1927 e o Ford 1929, duas raridades que incontestáveis, ambos de placa preta, pois tem mais de 80% de originalidade, e uma dama, uma Pick-up Forde de 1923, que pediu carona para vir para o evento.

Uma das marcas da terra do Tio Sam mais cultuada entre os norte americanos, também é tradicionalmente o carro oficial da Casa Branca e era o preferido do inesquecível Elvis Presley, por ser considerada sinônimo de carro de luxo, é a Marca Cadillac que foi fundada em 1902 e faz parte do grupo GM.

Alguns carros são tão raros que somente réplicas poderiam relembrar sua história, como é o caso destas dua réplicas do Shelby Cobra. Os originais foram sumindo pelo simples fato que, seus proprietários não tinha o controle sobre a maquina que estavam conduzindo e acabavam dando de frente com postes, muros, barrancos e tudo que conseguia segurar esse V8, que na versão Super Snake, tinham mais de 800 cv de potência.

Não é só de carros americanos que o mundo do antigomobilismo vive, outras duas réplicas interessantes são do carro inglês Jaguar XK 120 e da italiana Ferrari F40, ambos com mecânicas atuais, sendo uma ótima opção para quem quer um carro antigo mas não quer ter trabalho com a manutenção.

Lado a lado podem ser vistos carros de estilos diferentes, como o compacto e simpático Mini Cooper do seriado Mister Bean, e o  valente e potente Corvette Stringray que já teve até série de TV com o seu nome em 1978, além de duas gerações da simpática dona Kombi, em sua famosa versão “Corujinha” e o modelo comemorativo aos 50 anos do veículo, que saiu de produção em 2013.

Destaque ainda para a exposição de caminhões antigos, reunindo quatro marcas de veículos de transporte: a Mercedes-Benz, Chevrolet, Ford e Scania.

No encontro terão carros e colecionadores de quatro estados. Do Mato Grosso do Sul estão confirmadas as participações de clubes e colecionadores de Dourados, Ponta Porã, Ivinhema, Corumbá, Aquidauana, Três Lagoas e Maracajú. Do Paraná virão carros de Jateizinho, Paraíso do Norte, Nova Esperança e Paranavaí. São Paulo participa com colecionadores de Presidente Prudente, Parapuã e Adamantina. E do Rio Grande do Sul virão carros de Passo Fundo.

Os antigomobilistas participam pela satisfação de mostrar suas relíquias, encontrar os amigos, falar sobre carros antigos e concorrer a prêmios, que no encontro do CCVAP concorrerão a diversas categorias como:

  • Veículo que veio de mais longe;
  • Clube com maior quantidade de veículos trazidos para o evento;
  • Carro com maior originalidade;
  • Amigo do CCVAP;
  • Veículo destaque do evento.

Estão confirmadas também a presença dos clubes:

  • Confraria Apaixonados por Fuscas e Derivados;
  • Velho Oeste – Carros Antigos;
  • Opaleiros.

O evento começa amanhã dia 22 de agosto e vai até no domingo (23) no horário das 08:00 às 18:00 horas, e quem levar um 1kg de alimento não perecível concorre a um passeio de carro antigo, além de ajudar uma entidade carente da capital.

Confira mais alguns modelos que já estavam hoje pela manhã, mas a previsão dos organizadores é que haja mais de 100 veículos em exposição. Participe e leve a sua família.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.