24 Horas de Daytona: Motor quebra e equipe de Fittipaldi não participa do treino classificatório

Postado por -

Resultado não desanima o brasileiro. Quebra do motor causou incêndio no carro durante treino livre e não foi possível reparar os danos a tempo para a definição do grid

Nem mesmo a quebra do motor, que impediu a equipe Action Express de participar do treino classificatório para a 50ª edição das 24 Horas de Daytona, nesta quinta-feira (dia 26), desanimou o brasileiro Christian Fittipaldi.

Sem poder ir para a pista com o Corvette de número 5, o brasileiro e os companheiros David Donohue e Darren Law vão largar no final do grid neste sábado (28). A pole positon ficou com a equipe Starworks (Ford / Riley), formada pelos pilotos Ryan Dalziel, Allan McNish, Lucas Luhr, Alex Popow e Enzo Potolicchio

Dalziel, vencedor da prova em 2010, registrou o melhor tempo em 1min41s119. Sessenta carros disputarão a corrida (nas categorias DP e GT).

"Infelizmente, no final do segundo treino livre, quando o Law estava na pista, o motor quebrou e, com o vazamento de óleo no escapamento, houve um incêndio, que queimou boa parte da fiação elétrica do carro. Por isso, levamos mais tempo que o normal para colocar tudo em ordem e não deu para participar do classificatório", contou Fittipaldi, que já foi campeão das 24 Horas de Daytona em 2004 e, no ano passado, terminou em terceiro com a Action Express.

"Mas isso não muda em nada os nossos planos. O carro está bom, andamos bem com pneus velhos nos treinos livres e conseguimos avaliar várias coisas. Estávamos confiantes para largar entre os quatro primeiros, mas é uma prova de 24 horas e a posição de largada não interfere tanto. Continuamos confiantes", destacou Fittipaldi, que corre na categoria DP (Daytona Prototype). No primeiro treino, a equipe terminou em sétimo lugar. No segundo, quando houve a quebra do motor, finalizou em nono.

"Agora vamos trocar o motor e participar da sessão noturna desta quinta. Amanhã, colocamos o motor da corrida e temos dois treinos para poucas voltas de avaliação, para ter certeza de que está tudo funcionando bem", completou o piloto, que disputará a prova pela sétima vez.

A tradicional corrida norte-americana de endurance terá sua largada no sábado, às 18h30 (de Brasília – 15h30 no horário local). O canal Speed transmite as oito primeiras horas da disputa e as oito horas finais ao vivo para o Brasil.

Veja os 10 primeiros no grid de largada para a 50ª edição das 24 Horas de Daytona:

1 Dalziel / Luhr / McNish / Popow / Potolicchio Starworks Motorsport / Ford Riley 1min41s119
2 Angelelli / Briscoe / Taylor SunTrust Racing / Corvette DP 1min41s240
3 Dixon / Franchitti / McMurray / Montoya Chip Ganassi Racing with Felix Sabates / BMW Riley 1min41s463
4 Fogarty / Gidley / Gurney GAINSCO/Bob Stallings Racing / Corvette DP 1min41s519
5 Garcia / Gavin / Magnussen / Westbrook Spirit of Daytona / Corvette DP 1min41s611
6 Allmendinger / Negri / Pew / Wilson Michael Shank Racing with Curb-Agajanian / Ford Riley 1min41s662
7 Barbosa / Borcheller / France / Papis Action Express Racing / Corvette DP 1min42s074
8 Goncalvez / McDowell / Nasr / Yacaman Michael Shank Racing with Curb-Agajanian / Ford Riley 1min42s414
9 Hunter-Reay / Luhr / Mayer / Potolicchio / Scala Starworks Motorsport / Ford Riley 1min42s657
10 Frisselle / Frisselle / Lowe / Tracy Doran Racing / Ford Dallara 1min42s773

Confira a programação para as 24 Horas de Daytona (horários de Brasília):

Sexta, dia 27
12 às 12h45 – Treinos Livres
14 às 15h00 – Treinos Livres

Sábado, dia 28
18h30 – Largada

Domingo, dia 29
18h30 – Chegada

Fonte: FG Com

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.