Ações do Detran despertam a atenção da população para o comportamento seguro no trânsito

Postado por -

Com o tema “Seja Você a Mudança no Trânsito” escolhido pelo Contran, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) e o seus parceiros vão realizar uma série de ações buscando chamar a atenção da população para comportamento seguro no trânsito.

A intenção é apontar pedestres, ciclistas e condutores como atores, capazes de melhorar a convivência entre pessoas e carros nas ruas com simples atitudes como atravessar na faixa, andar pela calçada e respeitar a sinalização.

Para promover essa mudança de comportamento, a abordagem é inovadora. No dia 18, após a abertura oficial da Semana Nacional do Trânsito, que ocorre o Auditório da Governadoria, com a presença do Governador Reinaldo Azambuja, será realizada uma palestra com o filósofo Mário Sérgio Cortella, na Câmara Municipal de Campo Grande.

No sábado, dia 19, haverá diversas atividades na Praça do Rádio. Pela manhã, as ações serão voltadas para os motociclistas, onde acontecerão mini-palestras, revisão básica para as motos, shows musicais, distribuição de brindes e atividades recreativas para crianças.

Já no período vespertino, o foco será o ciclista através do ‘Atravecity’, uma gincana sobre duas rodas em que os participantes, em duplas, devem cumprir tarefas determinadas.

No dia 20 pela manhã será a vez da corrida de rua na Avenida Afonso Pena com percursos de 5 e 10 km. Com esta atividade, enfatizaremos a ideia de que o trânsito é feito por pessoas e não de máquinas, além de associarmos o trânsito com qualidade de vida.

Além de Campo Grande, cidades como Dourados, Três Lagoas e Corumbá serão polos de ações, realizadas em parceria com as prefeituras locais.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.