Aerodinâmica de carro conceito muda e se adapta conforme a exigência do momento

Postado por -

"The

The Flake. (Foto: Divulgação)

O designer Da Feng criou um conceito de carro que é, no mínimo, inovador. Ele pensou em um veículo que contasse com uma espécie de "pele falsa" em sua carroceria, que, por sua vez, pudesse modificar a aerodinâmica do carro de acordo com as diferentes necessidades de velocidade na estrada.

 

O mais recente projeto de Feng recebeu o nome de The Flake. Apesar de sua proposta visual lembrar flocos de metal revestindo o veículo, na verdade, o carro é coberto por dobradiças feitas de pedaços de fibra de carbono. As peças são conectadas por nanotubos de carbono a minúsculos solenóides, capazes de deixar estas placas em pé ou deitadas.

"The
The Flake. (Foto: Divulgação)

As placas de metal agem como freios aerodinâmicos quando ativados do lado oposto à direção em que o veículo corre ou aumentar a velocidade quando perfeitamente alinhadas ao corpo do carro. Ao viajar em alta velocidade, as placas deitadas proporcionam menos resistência ao fluxo de ar que envolve o carro. E, durante as freadas e curvas, as placas levantadas ajudam na redução da velocidade e na dinâmica de downforce do veículo.

"The
The Flake. (Foto: Divulgação)

O que parece ser rodas são, na verdade, 12 estruturas de liga-leve dispostas em forma de círculo. Neste formato, elas podem se adaptar melhor à superfície da estrada, pois a aderência da liga-leve é muito maior. Com isso, a velocidade do veículo é maior e sua estabilidade, otimizada.

Fonte: newspress

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.