Aston Martin Vantage GT3 e GT4

Postado por -

Texto da Redação da Aston Martin traduzido eletronicamente.

A Aston Martin apresentará uma nova geração de carros de corrida competitivos Aston Martin Vantage GT3 e GT4 para as equipes de clientes em 2019 que serão baseados na próxima geração de carros de passeio Vantage e na versão GTE, definida como fará sua estreia no Campeonato Mundial de Endurance da FIA em Spa-Francorchamps neste final de semana.

Os dois novos carros, projetados e construídos na sede da Aston Martin Racing em Banbury, substituirão o bem-sucedido Aston Martin V12 Vantage GT3 e o V8 Vantage GT4, atualmente disputados por equipes de clientes em todo o mundo. Os exemplos de saída representam os carros de corrida de maior sucesso da AMR, e eles continuam definindo os padrões conquistando corridas e liderando campeonatos na série GT ao redor do mundo 12 anos após o primeiro carro do cliente ter sido comprado.

No total, 42 V12 Vantage GT3s foram construídos e desses 37 foram vendidos. O carro provou ser extraordinariamente popular entre os clientes e tem um glorioso rol de honra que inclui três Campeonatos Britânicos de GT (2013, '15 e '16), o título 2017 da Blancpain GT Series Endurance Cup e a Série Asiática da Blancpain GT. O GT4, dos quais 124 foram construídos, tem um pedigree similar com os vencedores do British GT Championship em 2014 e '15 e o título do North European GT4 ProAm em 2016.

Tanto o novo Vantage GT3 quanto o GT4 contarão com versões modificadas de corrida do motor V8 twin-turbo de 4,0 litros usado no carro esportivo de última geração da Aston Martin. Além disso, o Vantage GT3 se baseará na lógica de projeto usada no desenvolvimento do Vantage GTE, que foi desenvolvido em conjunto com o carro de estrada nos últimos 18 meses.

O Vantage GT3 e o GT4 serão homologados para corridas a partir do  dia 1º de março de 2019 e a Aston Martin Racing já receberá os pedidos dos carros.

John Gaw, diretor administrativo da Aston Martin Racing, disse: “Estamos muito orgulhosos da herança que estabelecemos como principal fornecedor de carros GT para clientes, com clientes correndo em todos os carros do mundo. Nós dissemos aos clientes que compraram nossos carros GT3 pela primeira vez há sete anos, que eles comprariam um carro que seria capaz de vencer corridas por anos a fio. Este ano já provamos isso com os sucessos do Aston Martin V12 Vantage GT3 no British GT Championship. Essa longevidade é algo que nos separa de outros fabricantes. Espero que o novo GT3 e o GT4 sejam tão competitivos quanto os carros que estão substituindo e permaneçam assim por um período similar de tempo ”.

David King, presidente da Aston Martin Racing, acrescentou: “No automobilismo, as qualidades pelas quais você mais se esforça são a vantagem competitiva, a dirigibilidade e a durabilidade para cumprir. Temos sido capazes de entregar isso aos nossos clientes por mais de uma década com o nosso Vantage GT4 e, mais recentemente, com o V12 Vantage GT3. No novo Vantage GT3 e GT4, pretendemos construir sobre esses atributos, bem como continuar a entregar os melhores carros no paddock. ”

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.