Audi A1 é eleito ‘Melhor importado do Ano’ pela Abiauto

Postado por -

O Audi A1 foi eleito o “Melhor importado do Ano” pela Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva, durante solenidade na noite de ontem, em São Paulo. O carro enfrentou fortes concorrentes durante a 13ª edição do prêmio na categoria como os carros Mercedes Classe C e Chevrolet Camaro.

Cerca de 70 jornalistas especializados selecionam e votam nos modelos finalistas. A premiação realizada pela Abiauto é dividida em seis categorias para os carros, cada um com cinco finalistas. São elas: Melhor Carro Popular, Melhor Carro Nacional, Melhor Minivan, Melhor Utilitário Esportivo, Melhor Picape e Melhor Carro Importado. Houve também a escolha do Melhor Carro 2011 Imprensa Automotiva e o Carro Verde 2011.

Entre os modelos nacionais, o destaque do prêmio Abiauto deste ano foi o Chevrolet Cruize, eleito Melhor Carro 2011.

Sobre Audi A1

O Audi A1 é o modelo mais completo em tecnologia e equipamentos de série de sua categoria, a começar pelo design, totalmente progressivo – um dos pilares da marca. O hatchback, configuração bastante apreciada pelo público no país, esbanja charme e modernidade, com clara personalidade esportiva. Um importante diferencial são os faróis de xênon plus com luzes diurnas em LED, tecnologia de modelos maiores como o Audi A8, que a montadora traz para a categoria dos compactos Premium pela primeira vez. E não só a iluminação ambiente, das portas e teto usam LED, mas também as luzes de leitura, para os pés e maquiagem.

O Audi A1 tem dimensões especialmente desenvolvidas de acordo com a atual realidade urbana combinando também excelente performance em estradas. É ágil e repleto de facilidades para o uso no dia a dia. O modelo tem 3,95 metros de comprimento, o maior da categoria. Com largura de 1,74 metros e a altura de 1,42 metros, oferece conforto e comodidade aos quatro ocupantes, graças à distância entre – eixos de 2,47 metros.

O motor é 1.4 TFSI de 122 cavalos de potência máxima, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. A aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em 8,9 segundos e a máxima é de 203 km/hora. O torque de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm, proporciona respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

Muito econômico, o carro apresenta consumo médio combinado de 18,8 km/litro de combustível (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada). Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria. Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador.

A transmissão de sete velocidades S-Tronic, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem – que combina o conforto de uma transmissão automática a eficiência de uma manual- é outro diferencial do compacto. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O controle pode ser feito pela alavanca de transmissão ou ainda por meio de shift paddles no volante de couro, como nos carros de corrida.

No quesito de segurança, o Audi A1 está entre os melhores da categoria. A carroceria, com alta rigidez torcional, pesa apenas 221 quilos, mas fornece proteção de alto nível aos ocupantes do modelo, que também é equipado com airbags frontais, laterais e cortinas de proteção para a cabeça. Com coeficiente de arrasto de 0,32, o novo Audi A1 está entre os carros mais aerodinâmicos de sua categoria.

A conectividade é outro ponto forte do novo Audi A1, que vem equipado com interface bluetooth e Audi Music Interface, com opções de conexão e reprodução de celulares e aparelhos portáteis de música (iPod). O sistema de navegação é opcional, assim como o teto solar panorâmico Open Sky elétrico, o sistema keyless-go (botão de partida automática sem a chave), sensor de estacionamento traseiro e piloto automático. O sistema surround de áudio Bose de 465 watt, 14 alto-falantes, com tecnologia de fibra ótica LED também está na lista de opcionais. Entre outros equipamentos de série, destaque ainda para as lanternas traseiras com LEDs, sistema de assistência de partida em aclives, ar-condicionado, sensor de chuva e luz, sistema de alarme, computador de bordo, faróis de neblina, entre outros.

Audi A1

Motor: 1.4 litro TFSI

Transmissão: S-tronic com 7 velocidades

Consumo médio: 18,8 km/litro (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada)

Aceleração 0 a 100 km/h: 8,9 segundos

Velocidade máxima: 203 km/h

Principais itens de série:

• Ar condicionado

• Faróis bi-xênonio, com ajuste automático de altura e luzes diurnas em LEDs

• Faróis de neblina

• Volante esportivo em couro, multifuncional e com shift-paddles

• Audi music Interface

• Rádio Concert com CD player

• Tela de configurações de 6,5 polegadas

• Bluetooth

• Airbags dianteiros frontal, lateral e de cabeça dianteiro e traseiro

• Assistente de partida em aclives

• ESP/ABS

• Computador de bordo

• Rodas aro 16 com pneus 215/45 R 16

Fonte: Audi press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.