Audi A1 Efficiency Challenge segue rumo a São Paulo e Rio de Janeiro

Postado por -

A primeira edição do Audi A1 Efficiency Challenge teve prosseguimento neste domingo (3) com viagens de compactos premium Audi A1 pelo Sul, Centro-Oeste e Nordeste do país. Os jornalistas Celso Ferlauto (que começou sua jornada em Porto Alegre-RS), Freire Neto (cujo ponto de partida foi Natal-RN) e Mariosan Gonçalves (vindo de Goiânia-GO) deram prosseguimento à expedição que termina na próxima terça-feira (5) no Rio de Janeiro.

O objetivo do desafio é comprovar, na prática, a eficiência do compacto premium Audi A1 em relação ao consumo de combustível. O modelo alemão foi reconhecido como o carro mais econômico do Brasil entre os 62 modelos submetidos ao teste Folha – Instituto Mauá de Tecnologia no ano passado, atingindo a expressiva marca de 20,8 quilômetros com um litro de gasolina na estrada.

Celso Ferlauto vai completar, durante este domingo, o percurso de 526km entre Joinville (SP) e São Paulo (SP) pela BR-116. Ele partiu nesta manhã do centro da cidade e deve chegar à capital paulista por volta das 17h. No trajeto, atravessará o Estado do Paraná, onde a expectativa é de tempo nublado e possibilidade de chuva. A previsão é de melhores condições de viagem a partir de Registro, já no Estado de São Paulo, que neste domingo apresenta clima parecido com o da capital paulista. Em São Paulo, Ferlauto se reúne a um grupo de mais 20 jornalistas – que seguirá em comboio até o Rio de Janeiro na segunda-feira.

Nordeste e Centro-Oeste – Freire Neto terá um desafio mais longo neste domingo. Partindo de Salvador, ele vai enfrentar um percurso de 957km pela BR-101 e chegará a São Mateus, no Norte do Espírito Santo, já no início da noite. A cidade começou a ser colonizada ainda no século XVI, mas tornou-se município somente três séculos depois. Sua atual atividade econômica, no entanto, só surgiu em 1970, com a descoberta de vários campos de petróleo na região. De São Mateus, Freire Neto seguirá rumo ao Rio de Janeiro, onde encontrará a caravana vinda de São Paulo.

O trajeto de Mariosan Gonçalves, que iniciou viagem neste domingo em Goiânia, será de 928km até São Paulo e também só deve terminar no início da noite. Ele passará por importantes municípios de Minas Gerais – entre eles Uberlândia, no Triângulo Mineiro – e entrará no Estado de São Paulo pela Rodovia Anhanguera. Passando por grandes centros como Ribeirão Preto e Campinas, Gonçalves deverá ter uma viagem tranquila no que diz respeito ao clima, já que a previsão é de tempo seco durante todo o trajeto.

O desafio – O A1 Efficiency Challenge começou na última sexta-feira (1/6), com o objetivo de chegar à capital fluminense no dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho). Durante todo o percurso, os participantes terão foco no baixo consumo, sem precisar, porém, dirigir devagar. Eles poderão acelerar na velocidade máxima permitida pela estrada.

Nesta segunda-feira (4) começa uma nova fase do desafio, que corresponde à viagem do grupo formado por 20 jornalistas da área automobilística entre São Paulo e Rio de Janeiro. Chegando à cidade, os jornalistas seguirão até o posto de combustível Posto do Futuro, um projeto piloto de alta tecnologia da Petrobras, onde conhecerão o "Programa de Olho no Combustível". Em seguida, eles farão uma visita ao Cenpes – Centro de Pesquisas da Petrobras, onde serão recepcionados por executivos da Petrobras e da Audi do Brasil.

Características do Audi A1 – O compacto Premium Audi A1 vem equipado com motor 1.4 TFSI de 122 cavalos de potência máxima, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. A aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em 8,9 segundos e a máxima é de 203 km/hora. O torque de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm, proporciona respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

Muito econômico, como apontou o teste Folha-Mauá, o carro apresenta consumo médio combinado de 18,8 km/litro de combustível, segundo dados da montadora (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada). Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria.

Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador. A transmissão de sete velocidades S-Tronic, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem – que combina o conforto de uma transmissão automática a eficiência de uma manual- é outro diferencial do compacto. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que também inclui um bloqueio eletrônico do diferencial.

Leia também:

AL – Detran fará leilão com 136 automóveis apreendidos por infração de trânsito

F-Truck: Danilo Dirani leva toque na largada, mas apresenta bom ritmo em Goiânia

World Series: missão cumprida com sobras em Spa

Fonte: Inova comunicação/RD

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.