Audi apresenta sistema pre sense plus de segurança ativa na Semana Tecnológica Automotiva e Eletrônica do SENAI

Postado por -

A Audi apresentará nesta quinta-feira, 20, às 15h30, o sistema pre sense plus de segurança ativa durante a 3ª Semana Tecnológica Automotiva e Eletroeletrônica do SENAI, no Ipiranga. Sedans de luxo da marca como o A8 e o recém-lançado Audi A6, podem ser equipados com o sistema.O Audi pre sense plus, desenvolvido pela fabricante na Alemanha, proporciona maior segurança a todos os ocupantes do veículo por prever, antes do motorista, uma situação de emergência. O equipamento trabalha em estreita colaboração com uma série de outros sistemas e inicia medidas de proteção preventivas em caso de uma colisão iminente. Detectado o perigo, o pre sense plus aciona automaticamente o sistema de freios, modifica o posicionamento dos assentos, tenciona os cintos de segurança dianteiros e fecha totalmente os vidros e o teto solar.

No caso de uma situação perigosa, o condutor é inicialmente avisado com um alerta sonoro e um sinal visual. Paralelamente, o sistema de freio é pré-carregado e os amortecedores da suspensão tornam-se mais rígidos.

Se o motorista permanece passivo, ignorando o aviso de choque, o sistema inicia, com autonomia, frenagem parcial, para diminuir a velocidade do veículo – a uma taxa de de 3 m/s², desde que o carro da frente esteja em movimento. Janelas e teto solar são fechados, a luz do freio é acionada, os cintos de segurança são tensionados e o assento é reposicionado. O sistema possui ainda um terceiro e quarto estágios, que aumentam a desaceleração a 5 m/s² e apertam os cintos completamente. A última fase de frenagem (totalmente autonôma) ocorre cerca de meio segundo antes de uma colisão inevitável. O choque e as conseqüências são reduzidos, porque no momento em que o impacto ocorre o carro pode reduzir sua velocidade em até 40 km/h.

Fonte: Audi press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.