BMW está desenvolvendo quadros de motos em fibra de carbono

O emprego de fibra de carbono como material nobre na construção de componentes não é novo, mas a BMW está tornando esta matéria prima mais barata em fabricação e por economia de escala e já está com registro de patente para quadros de moto com este material.

Atualmente a divisão de carros da BMW já é líder mundial na produção em massa de componentes estruturais feitos com fibra de carbono estruturais e, tendo rompido o desafio de tornar o uso desta matéria prima mais barato e mais rápido, já está planejando disseminar o seu emprego também na sua divisão de motos emsubstituição às atuais estruturas de aço e de alumínio. Com o emprego de fibra de carbono, estas estruturas se tornam mais leves em até 40%.

Os desenhos protocolados revelam dois modelos de quadro de fibra de carbono com detalhes de como eles podem ser feitos rapidamente e com o menor preço possível, mas nada impede que estes projetos também possam ser aplicados para toda a linha da marca.

Por Daniella Velasco

Daniella Velasco, conhecida por todos como "Dani", além de amante da velocidade sobre duas rodas é piloto da categoria SUPER MOTO, e gosta de escrever para divulgar e para a valorização do motociclismo.