Brasil emplaca mais motos que toda a Europa

Postado por -

O Brasil é o país perfeito para novas instalações e ampliações das atuais fábricas de motocicletas. Para confirmar essa informação basta conferir os atuais números de mercado. Aqui a demanda é contínua, ao contrário do que vem ocorrendo na América do Norte e na Europa que sofrem com a grave crise econômica que enfrentam. Sozinho, o Brasil comercializa mais motos que todos os países do velho continente juntos.

Em 2011, foram emplacadas 1.940.297 motos, 136.286 a mais que em 2010. Isto significa praticamente uma motocicleta para cada 100 habitantes. A Europa fechou o ano com 1.627.285, conforme os dados divulgados pela Motorcycle Industry in Europa. No topo da lista está a Itália, lar de diversas marcas esportivas. O país da bota fechou o ano com 328.984 unidades vendidas. A França ficou com a medalha de prata com 199.587. A Turquia, o 15º PIB mundial, conquistou o bronze com 193.287 motos. Fechando a lista dos cinco primeiros estão a Alemanha, lar da BMW, (184.303) e a Espanha (142.648).

E quem pensa que os Estados Unidos estaria muito à nossa frente está completamente enganado. O Brasil emplacou quase três vezes mais que os americanos. Conforme a Motorcycle Industry Council, os EUA fecharam o ano com 662.931 unidades.

No Brasil, as motos com maior demanda de mercado são as com menor potência. Das 10 mais vendidas, oito possuem motores com até 150 cilindradas. Outra característica é a hegemonia das japonesas. Todas elas são montadas pela Honda e Yamaha.

Leia também:

Barrichello comemora oitavo lugar e exalta melhora de desempenho

Uno passa Gol e assume posição de carro mais vendido no trimestre

Rali – Inscrições abertas para o Sertões Series Avaré

Fonte: Best Riders

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.