Brasileiro de Marcas: Marques e Thiago Camilo revivem decisão de dez anos atrás

Postado por -

Dupla brigou pelo campeonato da Stock Light em 2001, com paranaense levando a melhor. Uma década depois, dupla volta a duelar

A Copa Petrobras de Marcas encerra sua temporada inaugural neste fim de semana em Curitiba. Alguns pilotos possuem chances matemáticas de título, mas dois deles reviverão uma história que se completa dez anos em 2011.

Há exatamente uma década, os Thiagos Camilo e Marques disputaram o campeonato da Stock Light (atual Copa Montana). Os dois ainda eram duas jovens promessas e conhecidas pelos pais que tinham: Paulo de Tarso e Bel Camilo, que marcaram época na Stock Car.

A situação na época era diferente da atual: Marques era quem liderava o campeonato com folga e Camilo corria por fora. "Neste ano, ele é quem está em uma posição privilegiada. Mas, ao contrário de 2001, a etapa final não contava o dobro de pontos, e este detalhe pode fazer com que as duas histórias tenham o mesmo fim", conta Thiago, que hoje representa a Navegador Quatro Rodas Racing.

Marques ocupa a terceira posição na tabela, enquanto Camilo é o líder. A diferença entre os dois é de 70 pontos, mas a rodada final, deste fim de semana, dará 100 pontos na somatória das duas baterias. "Outro diferencial é que a final de 2001 foi em Interlagos, casa dele, enquanto a deste ano será em 2011, na minha casa. Para minha sorte, terei uma torcida organizada do meu lado, algo que não existia na época."

Atualmente, Marques e Camilo são bons amigos, clima que será uma das principais antíteses do longínquo 2001, como lembra o pai do paranaense, Paulo e Tarso. "Eles brigavam demais, mesmo, até o ponto que o Bel e eu colocamos os dois frente-à-frente e dissemos: ‘Não queremos estragar a amizade que temos por causa de nossos filhos com brigas bestas. Por favor, façam as pazes’. É bem legal reviver essa história. Ela mostra que o mundo dá voltas e que temos uma história muito bonita."

O próprio Camilo também relembra a disputa: "Lembro na corrida de Curitiba daquele ano, quando disputávamos a liderança, que ele antecipava a freada em uma curva para me segurar. Com as voltas, fui me irritando. Quando tentei passar, acabamos nos tocando e ele ficou fora. Isso foi na casa dele e deixou ele bravo, também."

"Na corrida seguinte, em Interlagos, nossos pais nos chamaram para conversar e ficamos bem. É muito bacana essa coincidência dez anos depois, pois trilhamos o mesmo caminho na Stock Car, mas nunca disputamos desta forma. Os Marques são uma família que eu respeito muito e espero que possamos fazer ums disputa legal e limpa para o público", completa.

Marques olha os velhos tempos com nostalgia: "Ambos éramos estreantes e inexperientes, tivemos nosso momento de tensão, mas estávamos aprendendo. Hoje não somos mais meninos e o Camilo hoje é um dos melhores pilotos do país."

O tira-teima entre os dois Thiagos acontece no domingo, com a rodada dupla final da Copa Petrobras de Marcas. Confira a programação:

Sábado, 3 de dezembro 9h15:
Treino livre 1 12h45:
Treino livre 2 16h: Classificação

Domingo, 4 de dezembro
10h15: Corrida 1 (VT na Rede TV! às 13h)
13h20: Corrida 2 (ao vivo na Rede TV!)

Fonte: MS2

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.