Brasileiro de Turismo: piloto e equipe gaúchos defendem liderança em Santa Cruz do Sul

Postado por -

Márcio Campos comanda classificação do Brasileiro de Turismo pela igualmente gaúcha Motortech, líder do campeonato entre as equipes

A terceira temporada do Campeonato Brasileiro de Turismo volta ao Rio Grande do Sul para o evento que vai encerrar sua primeira metade e dar início à reta decisiva da disputa pelo título de 2015. A rodada dupla de sábado (27) e domingo (28) no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul será composta pela quinta e pela sexta das 12 corridas do calendário da categoria de acesso à Stock Car, que terá as duas corridas do quinto evento do ano no domingo.

O domínio no Brasileiro de Turismo de 2015 é gaúcho, fator que chama atenção dos torcedores para a categoria. Márcio Campos, piloto da cidade de Farroupilha, chega a Santa Cruz do Sul motivado por três vitórias consecutivas e pela conquista da liderança do campeonato. Ele pilota o carro número 31 da Motortech Competições, coordenada por Adilson Morari, que também comanda a pontuação na tabela que considera o desempenho das equipes.

“Correr no Rio Grande do Sul sempre dá uma motivação especial, há os amigos por perto, a torcida, isso dá um tom especial à etapa, mas nem por isso deixa de ser igual a todas as outras corridas”, pondera o líder da temporada. “A pista é bem técnica, conheço bem o traçado, e vejo essa rodada dupla como a chance de consolidação. Eu venho de três vitórias, a equipe está redondinha e vive uma ótima fase. O nosso momento, em geral, é bom”, atesta Campos.

Depois de um segundo e um décimo lugar na rodada dupla em Goiânia, o gaúcho da Motortech Competições venceu a etapa isolada no Velopark e foi vencedor das duas corridas de maio em Curitiba. “A hora não é de pensar entre acelerar ou administrar. É cedo demais para a gente pensar nisso. O momento é de consolidar nossa liderança, até mesmo de ampliar a vantagem nesse bom momento meu e da equipe. É nisso que precisamos pensar agora”, comenta.

Márcio Campos foi ao pódio nas três corridas nacionais que disputou em Santa Cruz do Sul. Em 2011, ele venceu a prova que abriu a segunda rodada dupla do Mercedes-Benz Challenge. No ano seguinte, foi segundo colocado na mesma categoria – à época ele competia em dupla com João Campos, seu pai, que igualmente conquistou uma vitória e um segundo lugar. Em 2014 o gaúcho foi terceiro e obteve nesta pista seu primeiro pódio no Brasileiro de Turismo.

A programação do Brasileiro de Turismo em Santa Cruz do Sul indica abertura das atividades na sexta-feira (26), com um treino livre de 60 minutos a partir das 10h05 e outro, com 40 minutos, às 13h45. A tomada de tempos, com 20 minutos de duração, será disputada no sábado, a partir das 9h55. A primeira corrida, ainda no sábado, terá largada às 15h55. A segunda, no domingo, tem início previsto para as 9h35.

Cada corrida tem 35 minutos e mais uma volta. O resultado da primeira prova será reproduzido no grid da segunda, com inversão absoluta das seis primeiras posições. A Motortech Competições tem participação no Brasileiro de Turismo viabilizada pelo governo do Rio Grande do Sul, através do PróEsporte. Tecnovidro, Casavitra, Viemar, Roal, Agrale, Biri Refrigerantes e Zezé Biscoitos são empresas parceiras da iniciativa.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO
(Classificação da temporada após 5 de 12 corridas)
Pilotos
1º) Márcio Campos (RS/Motortech Competições), 83
2º) Marco Cozzi (SP/W2 Racing), 66
3º) Danilo Dirani (SP/Bravar Motorsport), 54
4º) Edson Coelho Júnior (MG/J. Star Racing), 53
5º) Dennis Dirani (SP/Shell Racing), 49
6º) Gustavo Myasava (PR/J. Star Racing), 42
7º) Felipe Guimarães (DF/W2 Racing), 41
8º) Gabriel Robe (RS/Motortech Competições), 39
8º) Pedro Boesel (PR/RSports), 39
10º) Felipe Donato (RS/Nascar Motorsport), 34
11º) Renato Braga (GO/RKL Competições), 28
11º) Adibe Marques (PR/Voxx Racing), 28
13º) Lukas Moraes (SP/RR Racing), 22
13º) Mauri Zacarelli (SP/RSports), 22
15º) Marco Túlio Souza (GO/Hitech Racing), 17
16º) Guto Matiazzi (PR/Nascar Motorsport), 15
16º) Tito Morestoni (SC/Motortech Competições), 15
18º) Gustavo Lima (DF/C2 Team), 11
19º) Renato Jader David (SP/Hitech Racing), 11
20º) Flávio Matheus (RJ/C2 Team), 7
21º) Wilson da Costa Júnior (PR/Nascar Motorsport), 4
Equipes
1º) Motortech Competições, 127
2º) W2 Racing, 107
3º) J. Star Racing, 95
4º) voxx Racing/Shell Racing, 77
5º) RSports, 60
6º) Bravar Motorsport, 54
7º) RKL Competições, 43
8º) Nascar Motorsport, 38
9º) Hitech Racing, 36
10º) RR Racing, 22
11º) C2 Motorsport, 16
12º) C2 Team, 2

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.