Cadillac que dirige sozinho mais perto de virar realidade

Postado por -

A Cadillac anunciou o início dos testes de rua do Super Cruise, tecnologia de condução autônoma que é capaz de comandar um veículo de forma totalmente automática. A marca premium da General Motors acredita que o recurso poderá ser disponibilizado para comercialização ainda neste década. A partir da união de dados e informações coletadas por radares, sensores ultra-sônicos, câmeras fotográficas e mapas de GPS, o sistema consegue conduzir um automóvel em funções como aceleração, frenagem e mudança de pista.  

O objetivo da Cadillac é reduzir o nível de desgaste dos motoristas em viagens longas ou trânsito muito congestionado. A tecnologia ainda consegue prever situações de colisão iminente, saída indevida de faixa e necessidade de frenagem de emergência. A Cadillac reconhece, no entanto, que o recurso será lançado com algumas limitações. Em situações de visibilidade prejudicada por condições climáticas ou pista com interdições parciais, por exemplo, o motorista precisará assumir a condução do automóvel, já que os dados serão menos confiáveis.

Alguns recursos do Super Cruise já podem ser encontrados nos lançamentos mais recentes da marca de luxo, como os sedãs ATS e XTS. Os dois modelos inauguram sensores que conseguem detectar risco de acidente a partir de informações coletadas com 360º graus de cobertura. Em vez de diminuir o prazer ao dirigir, no entanto, a Cadillac defende que a nova tecnologia vai contribuir com a segurança viária, uma vez que situações de estresse e desgaste físico e emocional são causas recorrentes de acidentes em rodovias nos Estados Unidos.

Leia também:

Versão Grand melhora colocação do Fiat Siena no ranking de vendas

Em treino desfalcado, Rosberg faz melhor tempo do dia no Bahrein

Toyota Hilux quebra o recorde de maior percurso realizado na Antártica

Fonte: MotorDream

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.