Campeão mundial de kart chega em quarto no Rally Paulista de velocidade

Postado por -

Três meses depois de estrear no Campeonato Paulista de Rali de Velocidade, o Campeão Mundial de Kart, Ruben Carrapatoso, disputou no último fim de semana, em Atibaia, sua segunda prova nesse tipo de competição. Formando dupla com o navegador Haroldo Soares e estreando o patrocínio da rede de ensino de idiomas CNA, Carrapatoso completou todas as seis especiais que fizeram parte da quarta etapa do campeonato estadual na quarta posição.

Ao final de quase 70km de trechos cronometrados, o piloto fechou a disputa satisfeito com o resultado obtido em seu retorno ao universo fora-de-estrada, em especial por ter conseguido completar a prova mesmo enfrentando um problema de câmbio no penúltimo trecho cronometrado.

"Estou cada vez mais confiante, e essa é uma qualidade que um piloto de rali precisa ter, já que percorrermos estradas de pouco mais de quatro metros de largura a mais de 180km/h", comentou o piloto, que disputa a categoria A6 – destinada a carros com motores 1.6, preparação livre e tração 4×2.

Carrapatoso terminou o primeiro dia de disputas em Atibaia – composto por três especiais de 7,8km – na quarta posição, bem próximo do segundo e do terceiro colocados. No domingo – que teve outras três especiais, só que de 14,5km -, ele fechou o primeiro trecho cronometrado em terceiro, a 0s3 do segundo melhor tempo. Uma diferença que pode ser considerada apertada, até mesmo, para competições em circuitos permanentes.

O piloto revelou, também, que poderia ter ido além na segunda especial, mas precisou diminuir o ritmo em razão de uma quebra de câmbio.

"Fiquei sem a terceira marcha na metade da segunda especial, e como não estava previsto apoio da equipe para o intervalo entre essa parte da prova e o início do terceiro trecho cronometrado, acabei largando para a especial final já com o carro quebrado", explicou o paulista, que ainda levou seu Peugeot 206 à linha de chegada mesmo em ritmo lento.

"Gostei bastante do percurso do segundo dia, que foi de alta velocidade. Em Atibaia, cada um dos dias de corrida teve como palco um mesmo circuito, o que facilitou um pouco a minha vida, já que ainda estou me acostumando aos ralis. No domingo o trecho cronometrado foi mais longo, o que também exigiu um pouco mais do carro", encerrou Carrapatoso.

A vitória na quarta etapa do Campeonato Paulista de Rali de Velocidade pela categoria A6 ficou com Luccas Arnone/Felipe Costa. Veja o resultado completo da disputa:

1) Luccas Arnone / Felipe Costa (Peugeot 206), 39min36s49
2) Emerson Destro / Sérgio Avalone (Peugeot 207), 40min12s04
3) Eduardo Barros / Paulo Bomba (Peugeot 207), 41min45s40
4) Ruben Carrapatoso / Haroldo Soares (Peugeot 206), 41min50s35
5) Sérgio Confortini / Francis Herrero (Peugeot 206), 42min47s13
6) Douver Paganini / Marcelo Diniz (Peugeot 206), 44min26s32
7) Silvio Sanino / Alexandre Maçolla (VW Gol), 52min54s79
8) Moisés Nivolini / Bruno Borgonovi (Peugeot 206), NC
9) Fábio Jorge / Enzo Jorge (VW Gol), NC
10) Eduardo Pujadas / Aleandre Pujadas (Peugeot 206), NC
11) Edu Paula / Mari Vieira (Peugeot 206), NC

Fonte: NULL

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.