Caos no trânsito de Dourados é mais visível em horários de pico, nas principais avenidas e região de escolas

Postado por -

Com uma frota de aproximadamente 140 mil veículos circulando de segunda a sexta-feira, o trânsito de Dourados está cada vez mais difícil. O caos é mais visível em horários de pico nas principais avenidas e na região de escolas.

Segundo a Agência do Departamento Estadual de Trânsito de Dourados (Detran), a frota do município chega a 110 mil veículos, em média. No entanto, se contar com os que entram diariamente na cidade, em determinados pontos e dependendo do horário, o trânsito emperra, formando ‘engarrafamentos’ que se vê nas grandes cidades.

De acordo com o gerente da Agência do Detran de Dourados, Aparecido Dias Duarte, a frota tem aumentado muito na cidade. Por mês, ele estima que uma média de 700 novos veículos zero passam a circular nas ruas de Dourados. Segundo ele, exceto por algumas medidas que a prefeitura adotou nos últimos meses para amenizar o impacto cada vez mais crescente da frota de veículos na cidade, muito pouco mudou nos últimos dez anos. “A frota de veículos cresceu, mas as vias da cidade não foram adequadas no decorrer destes anos”, explica.

Mas o problema não é apenas a cidade não ter se adequado para receber um número maior de carros, motos e outros, mas a falta de educação de muitos condutores que faz o trânsito ficar mais complicado. Os abusos, impudência e a impaciência causaram em 2011, 43 mortes no trânsito. A maioria envolveu motociclistas. Hoje, a frota de motos chega a 40 mil na cidade e de bicicleta 120 mil.

Com o aumento de veículos motorizados, as bicicletas estão sumindo da área central. Muitos ciclistas trocaram a ‘magrela’ pela moto por acreditar que é mais seguro e de rápida locomoção. “Não consigo mais andar de bicicleta pelo centro. Há um ano quase fui atropelada e decidi aposentar a bike e comprar uma moto”, disse a vendedora Clarice Rodrigues de Almeida, 26 anos.

Leia mais:

MT – Prefeitura de Juína irá promover leilão de veículos e sucatas

Mais barato, Gol afasta perigo do Uno na primeira quinzena

Chevrolet Sonic chega do Brasil em junho, nas versões hatch e sedã

Audi revela RS Q3 Concept de 360 cv

Fonte: OPROGRESSO

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.