Carro movido a café bate recorde de velocidade

Postado por -

Um carro que usa como combustível o café bateu o recorde de velocidade para um veículo movido por resíduos orgânicos. O equipamento atingiu cerca de 110 quilômetros por hora.

O carro funciona com um gaseificador que queima o material orgânico em alta temperatura. Isto produz gases combustíveis (como monóxido de carbono, dióxido de carbono, hidrogênio e metano) que são usados para alimentar um motor de combustão adaptado.

O veículo que foi, originalmente, construído por engenheiros britânicos em parceria com o programa “Bang Goes the Theory”, da rede BBC, já tinha um recorde mundial por ter feito a mais longa jornada (mais de 320 quilômetros) para um carro movido a material orgânico.

Agora, essa segunda geração dos carros provou que o equipamento também tem bom desempenho na velocidade.

Até então, o último recorde de velocidade era de 75 km/h, alcançado por um veículo desenvolvido por americanos e que utilizava lascas de madeira como combustível.

Fonte: revistagalileu.globo.com

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.