Carros: fique atento ao vencimento dos extintores

Postado por -

Manter o carro em dia não tarefa fácil para muitos motoristas. Além da documentação, existem muitos itens que precisam estar em dia, principalmente os de segurança.

Um item de segurança que muitas vezes cai no esquecimento dos condutores é o extintor de incêndio, que deve ser trocado de acordo com a validade especificada no produto. O equipamento tem validade de cinco anos e deve possuir o selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Atualmente, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determina que sejam utilizados os extintores ABC, que combatem o fogo originado em materiais sólidos, como papel e madeira, em líquidos, como gasolina, álcool e óleo, além de equipamento energizados, como bateria e motores elétricos.

Penalidades
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo sem equipamento obrigatório ou em estado ineficiente ou inoperante é considerado infração grave, com penalidade de multa no valor de R$ 127,69 e acréscimo de cinco pontos na carteira de habilitação.

Leia mais:

Toyota Hilux quebra o recorde de maior percurso realizado na Antártica

Cadillac que dirige sozinho mais perto de virar realidade

RJ, SP e ES têm as tarifas médias de pedágio mais caras do país, aponta Ipea

Fonte: infomoney

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.