CE – Detran inicia leilão de veículos no dia 30

Postado por -

Cerca de 3 mil motocicletas e mil carros estarão disponíveis para serem leiloados, caso não sejam resgatados pelos proprietários até o fim do mês.

Haverá venda de carros, motos, motonetas, ciclomotores e resíduos metálicos divididos em cerca de 800 lotes

Foi lançado, na última segunda-feira (20), no Diário Oficial do Estado do Ceará, o edital com a relação de veículos atualmente armazenados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE). São cerca de 3 mil motocicletas e mil carros que, caso não sejam resgatados pelos proprietários até o fim do mês, estarão disponíveis para serem leiloados a preços acessíveis. O próximo leilão acontece nos dias 30 e 31 de julho e 1º de agosto.

Conforme o assessor de imprensa do órgão, Paulo Ernesto Serpa, os proprietários de carros e motocicletas apreendidos já foram notificados, por meio de carta, para que seja efetuado o pagamento, e eles têm um prazo de 30 dias para efetuar a retirada de veículos do depósito do departamento. A expectativa do órgão é que apenas 5% desses veículos sejam resgatados dentro do prazo por seus proprietários. “O problema é que, diversas vezes, o valor da dívida costuma ser mais alto do que o valor do próprio veículo, e por isso, muitos deixam de buscá-los”, ressalta.

Além disso, Paulo Ernesto afirma que as irregularidades mais comuns que causam a apreensão desses veículos são problemas no licenciamento e no seguro, além do acúmulo de infrações e sonegação do IPVA. O número de veículos armazenados pelo Detran chama a atenção. “É um mar de motos e carros”, compara ele. Para resolver, o Detran alugou outro pátio para o depósito de carros e motos, além da realização periódica de leilões.

Leilão

O leilão ocorrerá na Rua Ademar Paula nº 1.000, bairro Esplanada do Castelão, das 10h às 13h. Segundo Paulo Ernesto, serão vendidos automóveis, motocicletas, motonetas, ciclomotores e resíduos metálicos divididos em cerca de 800 lotes, sendo 60% de motos e 20% de sucata. Os valores de lances serão semelhantes ao do último leilão, mas ainda não foram divulgados.

Todos os veículos ofertados no leilão foram apreendidos por estarem circulando irregularmente e estão parados no pátio do Detran há, pelo menos, três meses. Paulo Ernesto chama a atenção dos futuros compradores para a realização de manutenção. No primeiro dia, apenas as sucatas de motocicletas estarão disponíveis. No segundo, as motos se juntam às sucatas, e os carros são liberados para a venda apenas no último dia. Aos interessados, basta estarem presentes na data e hora do evento. Pelo menos 20% do pagamento precisa ser efetuado no ato da aquisição e o restante quitado à vista em até três dias úteis.

Aqueles que arrematam os lances do leilão devem receber o veículo adquirido livre de pendências, e o dinheiro arrecadado vai para abater a dívida. Caso a quantia da venda seja inferior à da dívida, os antigos proprietários ainda devem quitar a diferença para que todas pendências com o Detran sejam resolvidas.

Fonte: Diário do Nordeste

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.