Chevrolet confirma a presença de concept car em Frankfurt

Postado por -
""
Chevrolet Rally Concept

Sentada em cima de um chassi AWD, a cabine dupla Colorado Rally Concept, revelada pela primeira vez no Salão do Automóvel Internacional de Buenos Aires, transmite força através de cada centímetro quadrado de sua carroçaria. Destina-se a entregar autenticidade máxima e foi projetada com uma categoria de rally em mente.

Com postura larga e confiante, rodas de 18 polegadas de alumínio com pneus de lama, um sistema de suspensão ajustável em altura (até 50 mm) e Racing Shox Fox choques (viagens distância: 140 mm), a segunda versão da Colorado, pick-up de médio porte, comunica durabilidade e desempenho. A primeira versão foi revelada no Salão Automóvel de Bangkok Show, em abril deste ano.

Faróis grandes, com elementos de iluminação LED, a assinatura da Chevrolet na  grade dupla, um capô cuidadosamente esculpido em fibra de vidro e pára-lamas musculosos, definem a aparência da frente do Colorado. Duas luzes adicionais na borda dianteira do teto e nos espelhos laterais, são outros detalhes que se nota olhando a Colorado de frente, bandejas com entradas de ar dianteiras e traseiras e ganchos de reboque, mostram a natureza off-road. O Conceito Rally Colorado é alimentado por um motor 2.8 litros turbo-diesel e dois guinchos 5,5 hp que foram incorporados à sua frente e pára-choques traseiro.

No interior, designers focaram em ergonomia, segurança e funcionalidade. A cinza escuro domina o interior, o que contrasta bem com a gaiola de prata pintada e detalhes em outros metais. Os ocupantes se sentam em assentos de neoprene, com costura laranja enquanto o painel de instrumentos superior é feito de couro texturizado.

Um volante de alto, desempenho projetado para o tratamento agressivo, ajuda o motorista a navegar na pick-up através de terrenos acidentados. Ele possui LEDs integrados que funcionam como um tacômetro de visualização rápida. A rota é auxiliada por um sistema de navegação por satélite posicionado em frente do navegador. Cintos de cinco pontos da Colorado, estão diretamente ligados à gaiola. Enquanto isso, um sistema dedicado de extinção de incêndios garante que qualquer incêndio na cabine de passageiros e do compartimento do motor é rapidamente controlado.

Mais destaques interior incluem:

    A chave mestra que é integrado ao console central. Ela tem duas funções principais: dar partida no motor e desligar todos os sistemas do veículo, em caso de uma emergência.
    Um "ar boost", sistema que rapidamente limpa a cabine depois que o carro entrou em uma nuvem de poeira durante uma perseguição off-road, é outro destaque.
    Um pacote de hidratação posicionado atrás de cada assento.

Chevrolet Miray: Reforçar o vínculo entre carro e motorista

Revelados pela primeira vez no Salão Automóvel de Seul, em Março deste ano, o Chevrolet Miray Concept oferece uma nova interpretação de alguns sinais típicos de design da Chevrolet, pagando tributo aos carros esportivos da Chevrolet. O Miray é propulsionado por dois motores elétricos montado na frente e bateria de 15 kW, proporcionam uma aceleração rápida e zero de emissões na condução urbana.

""

Sendo pequeno e aberto como o Monza SS 1963, e luz proposital, como o Corvair Super Spyder de 1962, o Miray tem uma fuselagem aerodinâmica reminiscente de caças a jato modernos. Sua grade frontal dupla é ladeada por faróis de LED com nova assinatura de luzes de circulação diurna. A frente e pára-lamas traseiros evocam os Chevrolet Corvettes do passado e expressam o espírito do conceito de carro esportivo. Spoilers de fibra de carbono nos cantos ajudam a controlar a força para baixo e o fluxo de ar. De cima, a cabine tem uma forma de diamante.

O lado do corpo é feito de carbono plástico, reforçado com fibras (CFRP) e fibra de carbono. Uma linha de caráter inclinado, com iluminação ambiente por baixo, cria uma linha abrangente de luz quando o carro estiver em movimento, trazendo um brilho quente para o corpo esculpido. Portas tipo Le Mans racer, estilo tesoura, sublinham o olha atrevido do Miray.

Na traseira, as lanternas traseiras foram colocadas sob a superfície da cauda. O Miray usa rodas de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira, feita de alumínio composto de fibra de carbono. O tema forte da turbina evoca movimento, mesmo quando o Miray está parado.

Um interior de estilo radical

O interior do Miray apresenta uma mistura de alumínio escovado, couro natural, tecido branco e superfícies de metal líquido, para um efeito geral de velocidade escultural. Seu habitáculo é rodeado por uma concha de fibra de carbono, o que lhe confere uma estrutura leve e rígida.

A tela de toque no centro do console, flui para baixo com um suporte de alumínio, que evoca o nariz de um avião de caça com o trem de pouso para baixo. A superfície exterior flui para o interior para atender o console reforçado, ligando a frente e a traseira do carro.

Iluminação ambiente, que começa a partir do painel de instrumentos superior e fluxos para a área de encosto, acrescenta uma sensação de luxo. Almofadas de assento e encostos de cabeça estão ligados pelo "shell" de fibra de carbono leve e montado em um trilho de alumínio.

Câmeras retráteis no lugar de retrovisores, saem do vidro lateral eletricamente. A câmera para a frente opera em conjunto com o GPS, para sobrepor as informações de navegação com vídeo em tempo real.

Sistema de propulsão flexível

O Miray usa o sistema de propulsão "mid-elétrico", localizados principalmente atrás e abaixo do motorista, e foi projetado para maximizar o desempenho e eficiência de combustível. Seus dois motores elétricos frontais de 15 kW  são alimentados por um bateria de iões de lítio de1,6 kWh, que é carregado através da energia de frenagem regenerativa. O sistema pode ser ligado a partir da roda dianteira para tração traseira.

A motor de 1,5-litros de quatro cilindros turbo, montado atrás do cockpit, combina com os motores elétricos de condução. Ele fornece torque, enquanto integrando a tecnologia de eletrificação que estabelece um novo padrão no segmento roadster compacto.

A transmissão de dupla embreagem elimina a necessidade de um conversor de torque, permitindo assim uma redução do tamanho do motor. Mudanças são rápidas e firmes, como o padrão de mudança foi ajustada, a velocidade máxima e o desempenho melhoraram. Um sistema start-stop opera em conjunto com a transmissão Miray de dupla embreagem.

Fonte: Chevrolet press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.