Citroën é marca das férias para os franceses

Postado por -

França, em junho de 1936. Na sequência de uma onda de greves nas principais indústrias do país, o governo da Frente Popular recém-eleito aprovou uma medida que iria revolucionar os costumes: obter as primeiras férias pagas. Os trabalhadores franceses contam, desde aquela época, com 15 dias anuais que não trabalha e continuariam a receber o seu salário, semelhante ao Brasil que por lei devem ser 30 dias por ano. Aquelas duas semanas de lazer implicaram em mudanças como o desenvolvimento do turismo e as viagens de verão para as praias.

Uma revolução no 2 CV

Uma filosofia que pegou totalmente e um veículo começou a ser desenvolvido naqueles anos e foi revelado em 1948, 12 anos e uma guerra mundial mais tarde. A ideia inicial do  Citroen2 CV era de um veículo predominantemente rural que iria atravessar um campo com uma cesta de ovos sem que nenhum deles se quebrasse, mas caiu no gosto dos jovens daquela época e se tornou o carro ideal para acampar e se divertir, e que com  a sua aparência original, desempenho e versatilidade, fez dele o campeão de vendas e uma revolução cultural dos anos 60.

Assim, o Citroën 2CV foi o veículo que acompanhou uma geração que queria romper com uma sociedade considera antiquada e repressiva. O popular 2 CV era o carro que trouxe milhares de jovens a desfrutar de um novo estilo de vida. E graças à sua suspensão desenvolvida pensando nos agricultores franceses, eles poderiam ficar longe da estrada, com total segurança e conforto, para viver experiências “off road”. O 2CV Sahara: até mesmo uma versão 4×4 foi lançado.

O carro de passeio da família

PEUGEOT TRACTION AVANT 15 SIX D 1953.

PEUGEOT TRACTION AVANT 15 SIX D 1953.

O Citroën Traction, lançado em 1934, é o veículo que simboliza este tempo, sendo o carro que levou milhares de franceses para sua primeira viagem para a praia ou para a montanha. Além de marcar novas inovações, tais como freios frontal ou hidráulicos, tornou-se sinônimo de uma vida nova, livre e despreocupada.

 

Um SUV “avant la lettre”

Apresentado em maio de 68, o lendário  a Citroen Mehari foi considerado um herdeiro do espírito rebelde e despreocupado, e tido como um precursor dos SUV’s de hoje. Seu nome é inspirado na palavra dromedário, animal muito usado por sua capacidade de carga e de viajar por longas distâncias no norte da África e no deserto do Saara, que compartilha suas principais características: simplicidade, resistência e versatilidade. É um veículo sem pretensões, útil para o trabalho e lazer, podendo ser lavado por dentro e para fora com uma mangueira, podendo ser utilizado tanto para carregar feno, como para transportar pranchas.

Citroën Mehari 1968

Citroën Mehari 1968

Seu corpo inovador foi inteiramente construído em ABS (Acrylonitrilo butadieno estireno) plástico corado na massa. Este novo material leve pode assumir qualquer forma e tirar qualquer cor. A segunda característica importante do Méhari é o seu caráter conversível em que o pára-brisas se dobra sobre o capô. Era o veículo ideal para desfrutar da praia e aventuras, e esteve no primeiro Rally Paris-Dakar como veículo de assistência.

Sim há praia em Madrid

Para falar dos dois seguintes modelos Citroen “praianos”  temos que viajar para uma cidade onde o mar é inconcebível. O centro de produção de Madrid é o “berço” do Citroen C3 Pluriel e C4 Cactus, a fábrica que os produziu e produz exclusivamente.

O C3 Pluriel é um dos poucos casos em que um carro-conceito foi quase que diretamente do salão do automóvel de Frankfur,t neste caso 1999, para ser vendido diretamente nas concessionárias. Lançado em 2003, as suas várias configurações dão permissão para adaptar-se rapidamente para o humor ou capricho dos ocupantes ou a meteorologia. Graças à sua arquitetura, poderia ser um hatch clássico, um conversível, um spider ou ainda uma pick-up conversível, ideal para o transporte de materiais para pegar ondas.

Citroën C3 PLURIEL 2003

Citroën C3 PLURIEL 2003

O Citroën C4 Cactus, além de ser a personificação do novo posicionamento da marca, o seu design, suas inovações, a sua versatilidade e seus equipamentos, introduzem no carro um espírito descontraído, ideal para sair de férias. Ele oferece um conceito inovador onde é aliado design e customização nas possibilidades funcionais. Essa filosofia se reflete em um único elemento, o Airbump® que estão integrados nas laterais e pára-choques, que protegem seu corpo contra pequenas batidas em vagas apertas ou obstáculos ocultos, além de desempenhar um papel chave no estilo do veículo. Além disso, está disponível em quatro cores diferentes, preto, Duna, Chocolate e Gray, com um toque pessoal na combinação dos tons do corpo.

Este modelo apresenta a estreia mundial de uma alta proteção térmica no teto panorâmico em vidro, que consiste em quatro camadas, passa um fluxo luminoso mínimo de ambos os raios ultravioletas e de energia, comparáveis ​​aos da categoria 4 de óculos solares.  O sistema impede que a energia absorvida pelo teto atinga o veículo. Ideal para desfrutar do sol sem ter que sofrer os rigores da onda de calor.

Citroën C4 Cactus

Citroën C4 Cactus

No interior, inovações como o “Airbag no teto e a adoção de um tela 7 ” touch screen como painel, liberando espaço para o conforto de todos os passageiros na cabine, o que torna o parceiro ideal para buscar novas paisagens e experiências.

Citroen C1 Airscape a descontração do conversível

Você não pode falar de veículos para o verão sem mencionar os conversíveis. O Citroen C1 tem a versão Airscape. Seu teto de lona flexível oferece dimensões excepcionais (800 milímetros x 760 mm), é simples de usar e funciona eletricamente. Graças a sua forte personalidade, este modelo é conhecido e é distinguido com uma silhueta forte e frente casual, com destaque para a forma original dos faróis. Suas versões de dois tons e interiores coloridos enfatizam seu caráter forte e transmitem uma imagem alegre.

Citroën C1

Citroën C1

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.