Confira dicas para cuidar da estética dos veículos

Postado por -

Lavar o carro muitas vezes é o passatempo preferido de muitos proprietários. É comum vê-los, aos finais de semana, passando horas lavando e encerando seus carros.

O especialista na área automotiva e franqueador da Station Car, Ariangelo Fonseca, explica que, ao lavar algumas partes do veículo, como carpetes e tapetes, é preciso tomar cuidado com os produtos aplicados. "Para carpetes e tapetes, enceramentos e polimentos, caso não sejam utilizados produtos ou operações adequadas, o risco de prejudicar o automóvel é muito grande”, explica.

Antes de realizar o polimento, verifique o tipo de produto indicado para a tinta do seu carro, já que o uso do produto incorreto pode danificar o verniz do automóvel.

Mais dicas
Na hora de lavar o carro, o proprietário deve usar um pano adequado para não arranhar a pintura. Além disso, os produtos usados na lavagem devem ser neutros e próprios para lavagem de veículos.

Na hora de aspirar os bancos, tome cuidado para que o bico do aspirador não fure o tecido. Bancos de couro exigem produtos diferenciados para a limpeza; verifique qual o tipo de produto deve ser usado de acordo com o tecido dos seus bancos.

Embora muitos motoristas tenham o hábito de usar o silicone para limpar algumas partes do interior do carro, como o painel, Fonseca diz que o uso deste produto não é apropriado, especialmente em carros novos. “O silicone pode ressecar o vinil do carro e, com o tempo, acumular sujeiras. O ideal é passar um pano úmido no painel, principalmente nos carros novos”, diz.

Ao aplicar resinas, preste atenção, já que, para cada situação, existe uma mais adequada. Vale ressaltar que esse serviço, na maioria das vezes, é aplicado por profissionais e empresas do segmento, que possuem maquinários especiais para evitar riscos à pintura do veículo.

Os carros pretos ou de cor escura precisam de mais cuidados na hora de lavar. Segundo Fonseca, estes veículos não devem ser secos ao sol, mas, sim, com panos.

Fonte: infomoney

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.