Confira lista de veiculos mais econômicos deste ano

Postado por -

O Inmetro divulgou na semana passada a 4ª edição do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular que consiste na medição de consumo de diversos modelos à venda no país e na posterior classificação conforme sua eficiência energética.

  A intenção é fornecer ao consumidor a mesma referência encontrada hoje em diversos eletrodomésticos com o uso da etiqueta que dá notas de A a E, de acordo com critérios estabelecidos pelo órgão governamental.

 Na mais recente avaliação do Inmetro, o Fiat Mille, modelo mais barato do Brasil, voltou a ser considerado o mais econômico veículo disponível no mercado. O popular faz 8,9 km na cidade e 10,7 km na estrada com um litro de etanol e 12,7 km/l  e 15,6 km/l com gasolina nas mesmas condições, segundo o Inmetro. Quem se aproximou de seu desempenho foi outro Fiat, o novo Uno,  mas com motor 1.4.

Entre os modelos médios, o destaque foi o Honda Civic, ainda da geração anterior. O sedã na versão automática teve as médias urbanas de 7,3 e 10,5 km/l (etanol e gasolina) e rodoviárias de 10,5 e 13,4 km/l, pouco à frente dos rivais Corolla com motor 1.8 e Fluence, este 2.0.

 Na outra ponta da lista estão o SUV Sorento e o Soul, da Kia, Ranger e EcoSport automático, da Ford, Camry, da Toyota, e Polo hatch e sedã, da Volkswagen. Estes dois últimos tiveram resultados bem aquém do esperado, afinal são compactos que usam motor 1.6 flex.

Marcas fujonas

É importante ressaltar que o Inmetro leva em consideração outros fatores para definir a nota, por essa razão alguns modelos maiores estão bem cotados mesmo com médias inferiores a certos compactos, por exemplo. As notas variam conforme os resultados de todos os modelos de uma categoria e por isso serão mantidas até 2015 onde houver pelo menos 10 veículos participantes. Para as categorias que não atingirem esse mínimo, os critérios mudarão anualmente, como tem ocorrido até hoje.

E também vale lembrar que o programa não é obrigatório. Nesta edição, Fiat, Ford, Honda, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen enviaram seus modelos para testes. Outras montadoras importantes, no entanto, ainda evitam expor seus veículos como Chevrolet, Citroën, Hyundai, Mitsubishi e Nissan, além das chinesas como JAC e Chery

"" 

Fonte: Ig

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.