Conheça o novo Citroën Mehari

Postado por -

Em maio de 1968, quando uma geração inteira vai para as ruas de Paris em busca de mais liberdade, e nesta época nasce o Citroën Méhari, um cabriolet atípico, feito sobre a plataforma do Dyane 6, como um disco voador pousou nas estradas da época. Seu design surpreendente, fresco, simples e complexo, representou uma revolução em códigos de projeto que tradicionalmente eram definidos para os conversíveis.

Citroen_Mehari

Versátil, prático e econômico, o Citroën Mehari tornou-se o ideal para viagens à beira do mar, graças ao seu corpo plástico ABS engenhoso, para aliviar o seu peso até 525 kg e tornar insensível à corrosão e lavável com uma mangueira simples. Sua modularidade e pop cores eram as chaves para o sucesso deste Citroen, ele se destacou pela sua originalidade e otimismo.

O Citroen Mehari rapidamente se tornou um símbolo de liberdade e um estilo de vida simples e descontraído: um fenômeno social, principalmente em seu país natal. Este modelo também tentou sua mão no mundo do cinema, em um filme da série popular "O Gendarme", estrelado pelo ator Louis de Funes. Ele também mostrou o seu desempenho em testes exigentes como Liege-Dakar Raid-Liege em 1969, e o Raid Paris-Cabul-Paris, em 1970. Ele ainda usava o uniforme do exército francês e da Gendarmerie Nacional no país vizinho.

Citroen_Mehari_1

A produção da Citroën Méhari, do qual foram produzidas 145.000 unidades, durou quase duas décadas até 1987.

Citroen_Mehari_2

Quase 30 após o fim desta série chave na história da marca, a Citroen não só revive o seu espírito único, voltado para o lazer e bem-estar, como também lança um herdeiro de Mehari: E-Méhari. Este novo modelo incorpora os aspectos fundamentais do seu predecessor: 4 lugares conversível, simples, modular, corpo de plástico com cores brilhantes e interior totalmente lavável. Acrescente a esses ingredientes o toque moderno de um motor 100% elétrico (LMP bateria desenvolvida pelo Grupo Bolloré) em plena sintonia com a mentalidade e a utilização do modelo. Aguardando a comercialização na Primavera, todos aqueles que visitam o salão Retromobile 3 2016 em 7 de fevereiro de 2016 no Centro de Exposições Porte de Versailles, na França, poderão descobrir o Citroën Méhari E, além dos Méhari originais.

Citroen_e_Mehari

Citroen_e_Mehari

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.