Crescimento da Chrysler nos EUA compensa crise da Fiat na Europa

Postado por -

O Grupo Fiat divulgou o balanço do primeiro bimestre de 2012. E começou o ano bem, com crescimento de 8,2% em relação aos dois primeiros meses de 2011: 616.800 unidades emplacadas ao redor do mundo. A incorporação do Grupo Chrysler – do qual detém 58,5% – foi a principal responsável pelo sucesso, já que o crescimento da Chrysler nos Estados Unidos acabou compensando as quedas recorrentes da Fiat em meio à crise financeira que assola a Europa.

No mercado norte-americano, a Fiat-Chrysler cresceu 35,8% em janeiro em janeiro e fevereiro deste ano, totalizando 281.200 unidades emplacadas. A região já atende por 45,6% das vendas globais do conglomerado. Enquanto isso, no bloco conhecido como EMEA – que compreende a Europa, o Oriente Médio e a África – as vendas caíram 18,7%, anotando 181.800 veículos emplacados. Tomando apenas a União Europeia como referência, a queda foi de 16,5% para automóveis (135 mil unidades) e 17,4% para comerciais leves (32 mil veículos).

Na América Latina, a Fiat obteve crescimento, mas em patamar menor do que o registrado no mercado norte-americano. As vendas de marcas do grupo tiveram alta de 2,3%, totalizando 135.600 unidades. Enquanto o mercado brasileiro se manteve estável, o desempenho da montadora na Argentina apresentou crescimento de 9,8%. A América Latina já representa 22% das vendas globais da Fiat-Chrysler. Na Ásia, a marca ainda possui presença discreta, com apenas 2,6% de suas vendas globais e 16.200 unidades emplacadas, com destaque para o desempenho da Jeep na China – 6.900 unidades nos dois primeiros meses.

O CEO do grupo, Sergio Marchionne, afirmou à imprensa europeia que a marca espera um crescimento discreto para este ano, emplacando entre 4,1 e 4,4 milhões de veículos, face a 4 milhões anotados em 2011. Para o mercado doméstico da Fiat, as previsões são mais pessimistas, com queda de cerca de 15%. 

Leia também:

SP – Obras que vão mudar Arujá e todas as cidades do Alto Tietê

SRT libera teaser final do novo Viper

Vai pra cima Rubinho!!!

Fonte: MotorDream

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.