De onde vem o cheiro de carro novo?

Postado por -

Todo mundo gosta de cheiro de carro novo. Nos lembra como é bom aquele período em que a lataria está intacta, os bancos limpos, nenhuma lixo jogado pelo carro, nada fora do lugar…

Você já parou para pensar porque gostamos desse cheiro? Afinal, não é chocolate, ou outro aroma que atrai tanto os seres humanos.

A resposta, de acordo com Janis Ambrose Shard, da Toyota, está em uma relação do tipo “estímulo e reação”. Gostamos do cheiro porque gostamos do carro. “O cheiro é causado principalmente por compostos orgânicos no carro. Qualquer parte de vinil ou plástico fica liberando esses compostos voláteis”, explica.

E realmente deve ser uma relação especial com o carro novo, já que compostos orgânicos voláteis são poluentes – que podem ser prejudiciais para a saúde também. Ou seja, essa é mais uma prova do estímulo x reposta.

Esses compostos estão presentes em uma série de produtos usados em casa, como os de limpeza, por exemplo. E eles não precisam de altas temperaturas para evaporar, por isso um calorzinho já faz esse trabalho.

“Esse cheiro de carro novo não é algo que as empresas pretendem gerar”, afirma Shard. Na verdade, a ideia é retirá-lo. A Toyota passou a usar colas com base d’água ao invés de base de solventes. A Ford experimentou trocar a espuma dos assentos, que antes tinha base de petróleo, para uma base de soja.

Isso tudo para diminuir a quantidade de compostos. Entretanto, materiais naturais têm seus problemas também. Como geralmente absorvem muita umidade, dependendo do local em que você mora, a deterioração pode ser rápida.

Se eles estão trabalhando para retirar o tão querido cheiro de carro novo, devemos fazer nossa parte também: cancelar nossa afinidade com o cheiro.

Leia mais:

5 dicas para economizar combustível no seu automóvel

Os carros mais econômicos do país

Ford Mustang GT 2013 revive a mais famosa perseguição nas ruas de San Francisco

Audi driving experience 2012 em Brasília: cursos de pilotagem e direção esportiva

Fonte: hypescience

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.