Desafio Guarani no Paraguai foi um grande desafio em meio a muita lama

Postado por -

O Paraguai mostrou sua face mais implacável durante a última esta etapa do Dakar Series, com tempestades, chuva, lama e baixas temperaturas perseguindo os concorrentes do Desafio Guaraní onde quer que fossem. Os campeões do Dakar Series Desafío Guaraní sairam por cima depois de cinco dias cansativos e 2,700 km de corrida (1.600 cronometrados).

Desafio Guarani no Paraguai. Rally Dakar Series. Categoria Motos.

Desafio Guarani no Paraguai. Rally Dakar Series. Categoria Motos.

O aspecto desportivo do rali paraguaio também teve seu quinhão de surpresas e reviravoltas dramáticas. Ninguém esperava Kevin Benavides, que fazia sua estréia no rally, que fossem tão bem, mas ele assumiu o controle da corrida desde o primeiro dia. O piloto de enduro argentino também foi destaque na a categoria Desafio Dakar como um dos pilotos que nunca tomaram parte no Dakar – o vencedor recebe um bilhete grátis para o evento em janeiro. Favoritos David Casteu (KTM) e Javier Pizzolito (Honda) tiveram com problemas mecânicos que os deixaram longe do pódio, mas não impediu o francês de terminar no pódio em vitória de etapa. Javier Pizzolito, por outro lado, foi forçado a arrumar sua mala no estágio 4. Kevin Benavides (Honda), Martín Duplessis (Kawasaki) e Pablo Rodriguez (Kawasaki) subiram no pódio, respectivamente em primeiro, segundo e terceiro lugares. Kevin Benavides (Honda) reivindicou a vitória no Desafio Dakar e vai valer a pena manter um olho sobre ele no próximo Dakar.

O mau tempo também dificultou a vida dos pilotos de quad em seus ritmos. As retiradas de Sergio Lafuente e, mais tarde, Nelson Sanabria deixaram o competição em aberto na expectativa de que iria ganhar na 4×2. Do Paraguai Beto Ramírez (Yamaha) assumiu a liderança global no palco 2 e não olhou para trás, batendo os argentinos Gastón Pando (Yamaha) e MarceloFernández (Yamaha) na classificação geral final.

Desafio Guarani no Paraguai. Rally Dakar Series. Categoria Quad.

Desafio Guarani no Paraguai. Rally Dakar Series. Categoria Quad.

Daniel Mazzuco (Can Am) deixou pra trás a concorrência na categoria 4×4 quad seguindo os percalços de seus rivais mais próximos, Lucas Innocente e Julio Estanguet. O campeão argentino em tempo múltiplo ganhou o desafio entre Lucas Zaffi e Leonardo Martínez (ambos argentino Can Am pilotos).

Desafio Guarani no Paraguai. Rally Dakar Series. Categoria Carros.

Desafio Guarani no Paraguai. Rally Dakar Series. Categoria Carros.

Checo Peter Jerie se recuperou de um difícil primeiro dia e assumiu a liderança na categoria de carros. Ele e South Racing Toyota Hilux subiram na classificação geral, graças em parte à penúrias de seus rivais na lama paraguaia! O duo Peter Jerie / Laurent Lichleuchter derrotaram BetoRecalde / Juan Sánchez Bachen (Toyota Hilux) e César Marsal / Adolfo González (Toyota Hilux),fechando o pódio na categoria carros no Desafio Dakar.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.