DF – Detran vai usar câmeras para fiscalizar faixa exclusiva para ônibus

Postado por -

O Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) vai espalhar pardais eletrônicos para fiscalizar a faixa exclusiva para ônibus da W3 Sul a partir da próxima segunda-feira (7).

De acordo com o Detran, a fiscalização será feita 24 horas por dia e valerá tanto para os ônibus quanto para os carros de passeio que não respeitarem as faixas.

Segundo a assessoria do Detran, o aparelho eletrônico foi desenvolvido com a tecnologia OCR (um leitor óptico de caracteres cadastrados). Ou seja, apenas veículos cadastrados pelo Detran terão autorização para circular nas faixas (exclusivas e demais faixas). De acordo com a assessoria do departamento, o equipamento segue o mesmo sistema dos demais pardais espalhados pela cidade. A diferença é que eles "irão monitorar somente as placas e não a velocidade".

Todos os ônibus deverão ser cadastrados no Detran e esses cadastros, feitos pelas placas dos veículos, terão permissão para circular somente nas faixas exclusivas. Se o pardal eletrônico identificar que o ônibus está circulando nas faixas que não são exclusivas, uma multa será enviada por correspondência para a empresa responsável.

O Detran informou que todos os carros de passeio já estão com as placas automaticamente cadastradas para circular somente nas faixas que não são exclusivas para ônibus. Se o motorista for flagrado andando na faixa exclusiva, a multa também será enviada por correspondência para a casa do proprietário do veículo.

De acordo com o Detran, os motoristas de ônibus serão multados em R$ 85 e a infração é considerada média. Se for um motorista de carro de passeio, a multa será de R$ 53 e a infração é considera leve.

Fiscalização

Agentes do Detran estão espalhados em pontos estratégicos da W3 desde a última quinta-feira (3) autuando os motoristas que não estão respeitando as faixas. De acordo com o Detran, a fiscalização é feita para os carros que não respeitam a faixa exclusiva dos ônibus e também para os ônibus que não respeitam as demais faixas. Os agentes devem ficar lá até segunda, quando a fiscalização eletrônica começa a valer.

A ação do Detran-DF limita-se à via exclusiva da W3 Sul, já que as outras vias com faixas exclusivas – EPTG e EPNB – são de responsabilidade do DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

Leia mais:

Nissan confirma produção do Juke-R

Governo alemão financia aliança entre Mercedes e BMW para carro elétrico

Sertões Series Avaré terá nova categoria UTV

Fonte: R7

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.