DF -Faixa exclusiva para ônibus já está valendo na W3 Norte

Postado por -

Mais um corredor exclusivo entrou em funcionamento nesta terça-feira (15). A W3 Norte será a quarta via do Distrito Federal a ter faixa só para ônibus e táxis. Segundo o Governo do DF, diariamente circulam na avenida cerca de 200 coletivos no horário de pico.

A faixa da direita da W3 Norte, no percurso dos sete quilômetros da via começa que começa na quadra 501 e segue até a 716, deve ser utilizada apenas por ônibus, micro-ônibus, veículos escolares e táxis.

A faixa funciona nos dois sentidos da via. O acesso às quadras do lado direito pode ser feito cruzando a faixa exclusiva onde ela não for contínua.

Durante as primeiras semanas, o Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) realizará campanhas educativas de conscientização dos motoristas. Ainda não há data prevista para o início de aplicação de multas.

De acordo com o diretor-geral do DFTrans (Transporte Urbano do Distrito Federal), Marco Antonio Campanella, a expectativa é de que o tempo de viagem seja reduzido em cerca de 15 minutos, com a medida.

– É importante dizer que nós deveremos concluir ao longo deste ano todas as faixas exclusivas devidamente implantadas conforme a determinação do governador Agnelo Queiroz.

De acordo com Campanella, a próxima via que receberá o corredor exclusivo será a do Setor Policial Sul. As outras passam por estudos técnicos.

– Estamos avaliando a Estrutural onde faremos algumas intervenções viárias porque o acostamento é muito estreito. Temos também (a via) do Estádio Elmo Serejo.

Já existem faixas exclusivas para ônibus nas rodovias EPNB (Estrada Parque Núcleo Bandeirante), desde 27 de dezembro de 2011; na EPTG (Estrada Parque Taguatinga), em 31 de janeiro deste ano; e na via W3 Sul, em 15 de março.

O diretor da autarquia avaliou também a instalação da faixa no Eixo Monumental.

– Tivemos uma reunião com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) que sinalizou com a possibilidade de implantarmos baias de recuo. O estudo já está sendo feito também pelo Detran.

Fonte: noticias.r7

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.