Dicas de saúde no trânsito que podem evitar traumas

Postado por -

No trânsito, qualquer descuido pode causar um acidente ou até mesmo uma lesão corporal. Portanto, adotar posturas corporais corretas pode contribuir para evitar lesões mais graves, em caso de acidentes.

De acordo com o médico ortopedista e presidente do IOS (Instituto Ortopedia &Saúde), Fábio Ravaglia, o motorista que dirige com a postura corporal incorreta pode, em uma simples colisão, se machucar seriamente, além de ter como consequência vários problemas de saúde, como lombalgia, hérnia de disco, tendinite e bursite nos ombros.

Por isso, é importante se acomodar corretamente nobancodo carro. A distância entre o banco e os pedais deve permitir que os joelhos fiquem flexionados, de forma que, ao acionar os pedais, eles também continuem levemente flexionados.

O tronco deve ficar reto e apoiado no encosto e a distância do volante é calculada pelo tamanho dos braços. Para isso, estique os braços para frente e encoste o pulso no volante. Já o encosto de cabeça do banco deve ficar na parte posterior do crânio, acima da nuca, em linha com a altura dos olhos. 

Motociclistas
Para os motociclistas a postura correta pode melhorar tanto a pilotagem como o conforto e até a saúde do piloto. Para isso, é ideal que o motociclista se sinta bem para permanecer atento e pilotar com segurança.

Para manter uma postura adequada, a dica é manter sempre a posição da cabeça na vertical, os ombros relaxados, as mão centralizadas, segurando a manopla, e os pulsos um tanto mais baixos em relação às mãos.

Os glúteos devem ficar mais próximos do tanque de gasolina e os pés paralelos ao chão, com o pé direito sobre o pedal do freio traseiro e com os saltos dos sapatos encaixados nas pedaleiras.

Ciclistas
Até mesmo para pedalar, o que aparentemente parece ser muito simples, é preciso se cuidar para não sentir dores. Para ajustar a bicicleta, a fim de possibilitar uma postura correta, é preciso ficar em pé ao lado da bicicleta e ajustar o banco na altura do quadril, com leve inclinação para frente ou em paralelo com o chão.

A altura do guidão deve permitir que as costas fiquem eretas e os braços relaxados, mas não muito próximos ao corpo, para não sobrecarregar as articulações. Já os joelhos devem ficar sempre abaixo das mãos durante as pedaladas.

Fonte: infomoney

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.