Um motorista desidratado comete os mesmos erros como se estivesse sob a influência de álcool

Postado por -

Devido às altas temperaturas que estão deixando as sucessivas ondas de calor que está sofrendo a Espanha,  a Fundação CEA , preocupados com a segurança dos condutores alertou para os perigos de dirigir em altas temperatura no interior do veículo e dá dicas para uma condução segura sob o forte calor.

Os meses de verão são sempre ligadas a altas temperaturas, e os ricos acometem todos os motoristas que utilizam o seu veículo para grandes viagens de férias, trabalho, entre outros. Por tanto para os motoristas brasileiros que este ano pretendem fazer grandes viagens, vale muito as dicas a seguir.

Como preparar o carro para o calor?

Veículos também sofrem com mau tempo, por isso é necessário  verificar os pneus e freios , além de uma visita ao seu mecânico de confiança, quando as temperaturas são altas para verificar os seguintes itens:

  • Nível de óleo do motor: Manter um  nível adequado  e verifique se ele está em  boas condições para garantir o funcionamento adequado.
  • Bateria : problemas podem aparecer para ligar o carro, por isso é necessário verificar se você tem bastante líquido, caso seja do tipo que tem manutenção, deve encher a bateria com  água destilada  até um centímetro da borda.
  • Ar condicionado : Antes de iniciar uma longa viagem é necessário verificar se o circuito de ar condicionado  do carro funciona corretamente e pode manter o veículo a uma temperatura entre 19 e 24 graus para conduzir confortavelmente.
  • Radiador : Nos veículos antigos é um dos  problemas mais frequentemente encontrados , se durante a viagem do carro sobreaquecer, pode ser necessário começar desligando o ar condicionado ou o ventilador para  baixar a temperatura do carro .
  • Pneus : Calor e baixa pressão multiplica o  risco  de sofrer uma ruptura.

Dicas para o motorista durante a viagem?

temperatura ideal  de conduzir é entre  19 e 24 ° C  e fazê-lo nas temperaturas mais elevadas provoca  fadiga ,  sonolência ,  aumento do tempo de reação e o nível de tensão , o que pode provocar um acidente.

Se um  motorista viajando a 90 kmh  com o calor, em uma situação inesperada  a reação do pode ocorrer em média 41 metros antes de tocar o freio . Em um  ambiente mais frio seria executado apenas 16 metros .

A Fundação CEA  dá uma série de dicas para uma longa viagem:

  • Ventilar o veículo  antes de sair, se tiver sido estacionado no sol. Um veículo ao sol pode atingir  temperaturas acima de 50 ° C , por isso é necessário ventilar abrindo portas e janelas antes de uma longa viagem.
  • Evitar o meio do dia . Se você puder, é melhor planejar a viagem logo pela manhã. O sol é menos agressivo e mais confortável a temperatura.
  • Condução com roupa apropriada . Um em cada quatro motoristas circula no verão com  roupa de banho, lycras, nylon e outros tecidos muito sintéticos . Este tipo de roupa não é recomendado porque em caso de acidente o dano será maior.
  • Use óculos de sol . Luz do sol forte durante o verão pode ser um risco na condução, devido ao brilho ao amanhecer e entardecer.
  • Beber líquidos  é muito importante. O motorista  desidratado  comete os mesmos erros que uma pessoa que tem um nível de álcool no sangue de 0,8 g / l como: saída involuntária da pista, reduz o tempo de reação de frenagem e perde a noção de tempo para ultrapassar.
  • Descanso  de meia hora cada 200 km e exercícios de alongamento pernas e braços. É aconselhável usar essas paradas para se refrescar com água ou refrigerantes.
  • Estacionamento na sombra . Durante paradas é aconselhável estacionar o seu carro na sombra, para retomar a viagem em uma temperatura confortável.
  • Nunca deixe crianças no veículo ou animais . Às vezes nós pensamos que a parada será rápida e não vale a pena fazer eles saírem, mas a verdade é que a temperatura no interior do veículo pode subir para temperaturas muito elevadas em alguns minutos e eles podem sofrer insolação.
  • Faça  refeições leves  e frescas para evitar sonolência.

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.