Equipe de Lucas di Grassi lança novo carro com cores as brasileiras

Postado por -

Fórmula E inicia nesta segunda-feira (24) os dois últimos dias de testes coletivos antes da abertura da temporada, que acontece em outubro em Pequim, na China. Dono do recorde da pista de Donington Park, Di Grassi se diz empolgado com o desafio

Acontecem nesta segunda e terça-feira (24 e 25) os dois dias finais de testes coletivos preparatórios para a segunda temporada da história da Fórmula E, categoria de carros movidos 100% a eletricidade chancelada pela FIA, e da qual o brasileiro Lucas di Grassi é o primeiro vencedor de sua história. E na manhã desta segunda-feira, no circuito de Donington Park, na Inglaterra, onde serão realizados os treinos, a equipe de Lucas, a Audi Sport ABT fez o lançamento de seu carro, o ABT-Schaeffler FE01.

Na “Temporada 2” da Fórmula E as equipes se inscreveram como construtoras, já que opowertrain, que é o conjunto formado por motor elétrico, câmbio e transmissão, têm construção livre. Em seu campeonato inaugural, a categoria forneceu os carros com o mesmo ‘trem-de-força’ aos times participantes.

“A equipe trabalhou muito intensamente nos últimos meses não só na pista, mas também na sede. O centro de tudo é o novo motor elétrico, que no nosso caso foi desenvolvido com mais ênfase na eficiência, alta confiabilidade, desempenho e também com sistema de resfriamento mais eficiente”, aponta Lucas di Grassi.

Para Lucas, a categoria vai ficar ainda mais interessante. “Cada equipe está desenvolvendo sua própria tecnologia, e isso é extremamente importante não só para o futuro da competição, mas também da mobilidade sustentável, já que também passamos a servir de referência para a indústria”, destaca. “No nosso caso, temos um câmbio de apenas três marchas, um software de gerenciamento totalmente novo, e um motor com mais torque e eficiência do que o antecessor”, diz.

As cores do ABT-Schaeffler FE01 mudaram um pouco em relação ao carro da temporada 2014-2015. O verde-e-amarelo da Schaeffler está mais presente, dominando a pintura desde as rodas dianteiras até as asas traseiras. Na porção da frente, o time manteve o característico vermelho com toques de preto e amarelo, formando as cores da bandeira da Alemanha.

Com o verde-amarelo mais dominante na pintura do carro deste ano de Lucas di Grassi. Foto: Audi Sport ABT

Com o verde-amarelo mais dominante na pintura do carro deste ano de Lucas di Grassi. Foto: Audi Sport ABT

“Não deixa de ser uma combinação interessante. E ano passado mostramos que a dobradinha Brasil-Alemanha funcionou muito bem na Fórmula E”, diz Lucas, terceiro colocado na temporada de estreia e nos últimos testes da pré-temporada estabeleceu um novo recorde de tempo de volta no circuito de Donington.

“Estou muito satisfeito com o andamento das coisas até aqui. Temos andado bem nos testes, com direito a recorde de volta nos treinos anteriores. Estamos muito positivos em relação a esta nova temporada, e trabalhando bastante; vamos agora para os últimos testes antes da abertura da temporada em Pequim, e vamos fazer o possível para obter um bom resultado para representar bem o Brasil no campeonato da Fórmula E neste segundo ano”, concluiu.

Lucas di Grassi é patrocinado por Eurobike, TAG Heuer, Qualcomm e KNM

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.