European F3 Open: Repetir pódios é a meta de Yann Cunha no circuito do Algarve

Postado por -

Após uma folga de quase dois meses no calendário, a temporada do European F3 Open recomeça neste fim de semana – 16 a 18/9 – com a quinta rodada do ano sendo disputada no autódromo do Algarve, no sul de Portugal. O circuito de 4.692 metros de extensão inaugurado em 2008, é considerado um dos mais desafiadores da Europa e já recebeu, entre outras categorias, a Fórmula GP2, a Le Mans Series e até mesmo a Fórmula 1, para testes particulares.

Para o piloto brasiliense Yann Cunha, que está em sua primeira temporada completa no automobilismo europeu, as corridas deste fim de semana representam mais uma grande oportunidade não só de adquirir experiência no automobilismo europeu, mas também de conquistar bons resultados na Fórmula 3.

Para complementar seu aprendizado nesta temporada em disputa, também, o Campeonato Britânico de Fórmula 3, Yann Cunha estreou no European Open na terceira etapa do campeonato, disputada em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Já na estreia o brasileiro impressionou ao andar sempre entre os líderes e disputar o pódio.

Em sua segunda participação, na pista de Brands Hatch, na Inglaterra, Yann confirmou o bom desempenho e fechou o fim de semana com dois terceiros lugares. Por isso, para a rodada em Portugal, a expectativa é de, mais uma vez, figurar entre os líderes.

"Me adaptei bem ao campeonato e à equipe. Nosso trabalho evoluiu muito rapidamente e já na nossa segunda corrida juntos, conseguimos o pódio. Por isso estou ansioso por essa rodada em Portugal. Acho que tenho boas chances de estar novamente entre os mais rápidos e, claro, tentando brigar por uma vitória que seria muito bem-vinda nesse momento", destaca o brasileiro.

Yann também participou, na última segunda-feira (12), de uma sessão de testes realizada pelas equipes do European F-3 Open no circuito de Jerez de La Frontera, na Espanha. Com o tempo de 1m39s88, o brasiliense foi o mais rápido dos pilotos que estiveram na pista antes de viajar para Portugal.

"Foi um teste bom para voltar ao ritmo do carro e, também, conhecer a pista de Jerez de La Frontera. O resultado foi bem animador para toda a equipe. Fizemos alguns testes já visando as configurações que devem ser usadas em Portugal e, ao que parece, estamos no caminho certo para boas corridas no Algarve", disse Yann.

Os treinos oficiais para as duas provas deste fim de semana começam na sexta-feira, dia em que os pilotos terão três sessões de pista aberta. Na quinta, porém, haverá 55 minutos de ensaios extras no circuito. No sábado, a programação é aberta com o treino que define a ordem de largada, pouco antes da primeira prova do final de semana. A segunda corrida será disputada no domingo.

Confira a programação da rodada no Algarve (horários de Brasília):

Sexta-feira – 16/9
4h45 – Treino livre 1
8h05 – Treino livre 2
9h45 – Treino livre 3

Sábado – 17/9
6h – Treino classificatório
11h – Corrida 1

Domingo – 18/9
10h40 – Corrida 2

Fonte: NULL

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.