F-3 Brazil Open: Vitórias de Foresti e Landucci na prévia da decisão

Postado por -

Brasiliense pinta como favorito ao bicampeonato na categoria principal, enquanto a Light mostra competitividade com três vencedores diferentes nas três corridas realizadas até o momento

A grande final do F-3 Brazil Open 2012, marcada para às 11h30 deste domingo no autódromo de Interlagos, em São Paulo, promete uma disputa intensa. A terceira e penúltima corrida do torneio aconteceu na tarde deste sábado e teve, a exemplo das duas provas disputadas na sexta-feira, o brasiliense Lucas Foresti cruzando a linha de chegada em primeiro – no resultado geral e na categoria A.

Piloto confirmado na próxima temporada da World Series by Renault, Lucas desponta como favorito ao seu bicampeonato no Open por ter vencido as três corridas entre ontem e hoje. Mas pelo que se viu neste sábado, a final deve ter Victor Guerin e André Negrão como protagonistas pelo título.

Os dois pilotos mostraram muito potencial na corrida de hoje, e só não deram trabalho a Lucas Foresti por conta de incidentes na pista. Tanto Guerin, quanto Negrão, tiveram de parar nos boxes para trocar pneus furados após manobras de ultrapassagem que resultaram em toques com os adversários.

Mesmo com os contratempos – e beneficiados por uma intervenção do safety-car – os dois comprovaram a eficiência de seus carros após cruzarem a linha de chegada em segundo (Guerin) e quarto lugares (Negrão). Guerin, no entanto, foi penalizado logo após a prova por uma queima de largada e, com 20 segundos acrescidos ao seu tempo de prova, vai sair da sétima posição no grid da Final.

Vencedor, Lucas Foresti evitou falar em favoritismo após a sua corrida, e destacou a importância de abrir vantagem para seus adversários ainda nas primeiras voltas – uma das principais características de sua pilotagem neste fim de semana.

"Estou pensando passo a passo, corrida a corrida. Meu objetivo aqui é fazer minha preparação para a temporada na World Series e aprender. Claro que quero o título e agora vou me concentrar para conquistá-lo de forma invicta", comentou o brasiliense. "Nas três provas eu consegui abrir uma boa vantagem logo no começo. Isso é importante porque dá uma certa tranqüilidade durante a maior parte da prova e permite trabalhar e sentir melhor o carro", completou.

Mas se na categoria principal um piloto apenas venceu as três corridas, a divisão Light do F-3 Brazil Open apresenta um equilíbrio sem igual no torneio. Foram três vencedores diferentes até o momento. Na sexta-feira, Raphael Raucci e Victor Franzoni venceram pela primeira vez na categoria, e neste sábado foi Ricardo Landucci – piloto que disputou parte da temporada sul-americana da categoria em 2011 – o melhor colocado.

O piloto de São Paulo se recuperou dos problemas que teve nas corridas classificatórias e garantiu a pole-position para a Final. "Na primeira corrida eu tive uma quebra e, na segunda, uma travada de freios praticamente destruiu meus pneus. A corrida de hoje, embora sem nenhum problema mecânico, foi difícil especialmente quando começou a garoar no meio da prova. Eu estava liderando com o (Victor) Franzoni andando muito perto e foi complicado segurá-lo. Mas a vitória era o que eu precisava para recuperar a confiança e agora vamos para cima na corrida que realmente importa para o campeonato", afirmou Landucci.

No formato de disputa do F-3 Brazil Open, o campeão é aquele que vencer a quarta e última corrida do fim de semana, independente dos resultados anteriores. Nas duas primeiras edições do evento, disputadas em 2010 e 2011, os títulos ficaram com William Buller, da Irlanda do Norte, e Lucas Foresti, que busca seu bicampeonato.

Confira como terminou a corrida pré-final e, consequentemente, a ordem de largada na decisão:

1) Lucas Foresti (A), (16 voltas) 30:27.749
2) Roberto La Rocca (A), à 16.195
3) André Negrão (A), à 20.373
4) Ricardo Landucci (B), à 25.750
5) Victor Franzoni (B), à 27.192
6) Victor Guerin (A), à 33.800 – penalizado em 20s por queima de largada
7) Raphael Raucci (B), à 38.834
8) Fabiano Machado (A), à 1:10.564
9) Vinicius Alvarenga (B), à 6 voltas
10) Higor Hoffmann (B), à 11 voltas
11) Pipo Derani (A), à 15 voltas

Melhor Volta: Lucas Foresti, 1:30.790 (média de 170,860 km/h), na 10ª volta

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.