F-3 Inglesa: Yann Cunha corre em Donington Park embalado por vitória no último final de semana

Postado por -

A reta final da temporada 2011 na Fórmula 3 Inglesa ganha ainda mais competitividade. Embora o título já esteja definido em favor do brasileiro Felipe Nasr, as duas últimas provas do ano devem contar com mais de 20 carros no grid. É o caso da penúltima rodada do ano, que será disputada no próximo fim de semana (24 e 25/9) em Donington Park, na Inglaterra. Em virtude do encerramento da temporada em outras competições, em especial na GP3 Series, o grid da categoria de base britânica saltou de 17 para 22 carros.

Em seu primeiro ano no automobilismo europeu, o brasiliense Yann Cunha chega para a rodada em Donington Park embalado por uma vitória especial. No último domingo (18), ele conquistou sua primeira vitória na Europa – durante a etapa do Algarve, em Portugal, do European F-3 Open, que disputa em paralelo à F-3 Inglesa.

Por conta do bom resultado junto da equipe Hache Team, Yann espera também um bom desempenho neste final de semana a bordo do carro da equipe T-Sport. Nos primeiros treinos livres para a rodada, realizados nesta quinta-feira, o brasileiro chegou a ficar entre os dez mais rápidos na primeira sessão, mas não pôde comprovar seu desempenho por duas intervenções de bandeira vermelha.

"Chego para essa etapa com a confiança renovada depois da vitória em Portugal. Embora no F-3 European Open eu trabalhe com outra equipe, a motivação de ter vencido certamente vai ajudar no trabalho em Donington Park", comentou o brasileiro.

"Fizemos duas sessões de treinos nesta quinta-feira. Com o primeiro jogo de pneus novos, cheguei a ficar com o nono melhor tempo, mas quando fui passar outros pneus novos, tanto no primeiro, quanto no segundo treino, houve paradas por bandeira vermelha. Isso obviamente atrapalhou um pouco a avaliação do nosso setup, mas a primeira impressão foi positiva. Já temos ideia do que funciona ou não no carro", contou Yann.

A rodada deste final de semana, a nona da temporada 2011 na F-3 Inglesa, acontece em uma das mais tradicionais pistas do mundo. Construída na década de 30, a pista fez parte do primeiro autódromo permante da Inglaterra – cerca de 190 km ao norte de Londres. Foi sede de provas da Fórmula 1 na década de 90, entre elas o GP da Europa de 1993 considerado por muitos a melhor "primeira volta da história", quando, sob chuva, Ayrton Senna saiu da quarta para a primeira posição em apenas um giro.

"A pista é muito prazerosa de pilotar, com curvas de alta velocidade e etc. O maior desafio aqui é a aderência, já que tem um aeroporto bem próximo e, com aviões pousando e decolando o tempo todo, a pista está sempre suja com óleo e querosene", comentou Yann.

A rodada de Donington Park da F-3 Inglesa terá um treino classificatório e uma corrida no próximo sábado, e duas corridas no domingo. Confira a programação (horários de Brasília):

Sábado – 24/9
6h40 – Treino classificatório
11h40 – Corrida 1

Domingo – 25/9
6h10 – Corrida 2
8h35 – Corrida 3

Fonte: NULL

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.