F-3 Sudamericana: Fabiano Machado vence duelo Brasil x Argentina

Postado por -

A 20ª etapa da Fórmula 3 Sudamericana, disputada na manhã deste domingo em Parana, na província de Entre Rios, na Argentina, teve mais uma vitória do paulista Fabiano Machado – líder isolado do campeonato, agora com 13 vitórias na temporada. Mas diferente da corrida de sábado, que liderou de ponta a ponta, neste domingo Fabiano Machado protagonizou uma intensa disputa pela vitória com o piloto argentino Agustín Canapino – que disputou a etapa deste final de semana com um carro da equipe Hitech Racing.

A prova deste domingo começou com Canapino assumindo a liderança ainda na primeira volta, com uma manobra de ultrapassagem ousada, por fora, na entrada do miolo do circuito. Junto de Fabiano Machado e Bruno Etman, segundo e terceiro colocados, o trio se distanciou de Leonardo Souza e Ronaldo Freitas que disputavam a quarta posição mais atrás.

Fabiano Machado tentou o primeiro ataque para retomar a liderança na volta seis, mas acabou perdendo o ponto de freada em uma das chicanes do miolo do traçado. A manobra permitiu que Bruno Etman, com um carro da classe B assumisse o segundo posto. Mas apenas até a 14ª passagem, quando Fabiano recuperou sua posição e voltou a atacar o líder.

A corrida se decidiu três voltas depois. Na tentativa de ultrapassagem, os carros de Fabiano Machado e Agustín Canapino se tocaram. O argentino teve o pneu traseiro esquerdo do seu Dallara F-309 furado e teve de entrar nos boxes para fazer a troca. Em um primeiro momento, o maior beneficiado pela disputa foi novamente Bruno Etman, que assumiu a liderança. Mas com a permanência de Fabiano Machado na pista, era uma questão de tempo para que o brasileiro assumisse definitivamente a liderança – dada a diferença de desempenho entre os modelos da classe principal, o Dallara F-309, e da classe Light, o Dallara F-301 pilotado por Etman.

Mais rápido, Machado passou para primeiro a oito voltas do fim e seguiu,então, tranqüilo para sua 13ª vitória no ano. Entre os carros da categoria principal, Leonardo de Souza ficou em segundo e Ronaldo Freitas foi o terceiro. Na disputa pela categoria Light, Bruno Etman venceu e o brasileiro Ricardo Landucci ficou em segundo.

"A corrida de hoje foi bem mais difícil. A disputa com os pilotos argentinos foi dura, mas ao mesmo tempo prazerosa. Foi uma corrida divertida e estou feliz por ter vencido", comentou Fabiano Machado, que agora soma 418 pontos no campeonato após 20 corridas disputadas.

Agustín Canapino, que liderou parte da corrida, apenas lamentou o pneu furado que tirou suas chances de brigar pela vitória.

"Estou satisfeito pela oportunidade de disputar um final de semana da F-3 Sudamericana e ser competitivo. Os carros são fantásticos e exigem muito do piloto. A disputa com o Fabiano foi bárbara e acho que podia ter vencido se não fosse o problema com o pneu", comentou o piloto argentino.

Na categoria B, Bruno Etman garantiu uma vitória para os pilotos da casa no final de semana.

"Estou realmente feliz pelo resultado, especialmente por ter lutado pela liderança e contra o líder do campeonato durante toda a prova. Foi uma grande experiência e espero que eu possa ter apoio para disputar, junto com outros pilotos argentinos, a próxima temporada da F-3", completou.

Confira como terminou a corrida deste domingo da F-3 Sudamericana em Parana, na Argentina – e como fica a classificação do campeonato após 20 corridas disputadas:

Corrida
1) Fabiano Machado (A/BRA/Cesario Fórmula 3)
2) Bruno Etman (B/ARG/Cesario Fórmula Jr. Light)
3) Leonardo de Souza (A/BRA/Kemba Racing)
4) Ronaldo Freitas (A/BRA/Cesario Fórmula Jr.)
5) Ricardo Landucci (B/BRA/Cesario Fórmula Jr. Light)
6) Jean Catalano (A/ARG/Hitech Racing)
7) Agustin Canapino (A/ARG/Hitech Motorsport)

Classificação do campeonato

Categoria Principal
1) Fabiano Machado, 418 pontos
2) Ronaldo Freitas, 253
3) Guilherme Silva, 245
4) Fernando Resende, 167
5) Leonardo de Souza, 157
6) João Leme, 127

Categoria Light
1) Bruno Bonifácio, 316 pontos
2) Ricardo Landucci, 86
3) Luir Miranda, 68
4) Augusto Scalbi, 61
5) Hernán Bueno, 45
6) Suzane Carvalho, 40

Fonte: NULL

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.