F-Futuro: Luir Miranda estreia em Curitiba e mira liderança do campeonato

Postado por -

A temporada 2011 da Fórmula Futuro entra em sua fase decisiva. No próximo final de semana (23 a 25/9), o campeonato terá a quinta das seis etapas do ano realizada em Pinhais, município que integra a região metropolitana de Curitiba, no Paraná. Nesta penúltima rodada do ano, o piloto Luir Miranda, do Rio de Janeiro, tem como grande objetivo recuperar a liderança da competição – perdida depois de uma série de problemas na etapa de São Paulo, disputada em agosto.

A missão de Luir no final de semana passa ainda pela sua estreia no Autódromo Internacional de Curitiba. Um dos mais importantes do pais, sede da corrida brasileira do WTCC, por exemplo, o autódromo paranaense recebe pela primeira vez neste ano o Racing Festival.

"É mais uma pista nova, como quase todas as desse ano na Fórmula Futuro foram para mim. Acho que isso representa uma dificuldade apenas nos primeiros treinos. Depois a situação fica bastante parecida, por causa do equilíbrio da categoria, para todo mundo", avalia Miranda.

O piloto do Rio de Janeiro também ressaltou o favoritismo do paranaense Jonathan Louis, atual líder do campeonato, para a rodada deste final de semana.

"Claro que meu objetivo é vencer as duas corridas e retomar a liderança, mas acho que o grande favorito do final de semana é o Jonathan, já que, além de ser o piloto mais experiente da categoria, está correndo em casa. É uma pista que ele conhece bem, vai ter toda a motivação de estar correndo perto de casa. Ele carrega a obrigação de vencer por isso", ressalta o piloto.

Entre Luir e Jonathan, respectivamente terceiro e primeiro colocados na tabela de classificação da Fórmula Futuro, são 17 pontos de diferença – e o mineiro Guilherme Silva na vice-liderança do campeonato após 10 corridas disputadas.

Miranda destacou ainda o reforço que ganhou com sua participação na etapa de Campo Grande (MS) da Fórmula 3 Sul-Americana durante o intervalo de provas do Racing Festival. Na capital sul-matogrossense, Luir correu pela categoria Light e venceu duas corridas no final de semana.

"A experiência de ter feito um final de semana apenas na Fórmula 3 foi muito grande. Foram três corridas em Campo Grande que me deram um aprendizado que certamente vou levar para todas as corridas que fizer daqui para frente. Estou muito mais confiante e espero reverter isso em bons resultados agora de volta à Fórmula Futuro", completa.

Os treinos para a penúltima rodada do ano no campeonato começam na próxima sexta-feira. As corridas, da F-Futuro, Troféu Linea e 600 Hornet serão realizadas no sábado e no domingo. Confira abaixo a classificação do campeonato na F-Futuro:

1- Jonathan Louis, 91 pontos
2- Guilherme Silva, 83
3- Luir Miranda, 74
4- Guilherme Salas, 52
5- Felipe Donato, 50
6- Eduardo Banzoli, 48
7- Victor Franzoni, 42
8- Lucas de La Vega, 35
9- Johilton Pavlak, 31
10- Ricardo Landucci, 18

Fonte: NULL

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.