F-Truck: Christian fittipaldi estréia pela ABF/Mercedes-benz

Postado por -

Um dos sobrenomes mais importantes do automobilismo nacional passa a fazer parte em 2012 da história da Fórmula Truck. A categoria anunciou nesta quinta-feira (15) que Christian Fittipaldi vai participar das duas primeiras etapas da temporada – a de 4 de março no circuito gaúcho do Velopark, que abrirá os campeonatos Brasileiro e Sul-Americano, e a de 1º de abril no Rio de Janeiro, válida apenas pelo torneio nacional.

Fittipaldi vai disputar as duas corridas pilotando o caminhão número 3 da ABF/Mercedes-Benz. Será substituto do brasiliense Geraldo Piquet, suspenso pela Confederação Brasileira de Automobilismo. Ele fez testes no início desta semana no autódromo do Rio, para ambientação à categoria. “Eu andei com o caminhão antigo do Geraldo. Agora vamos tentar marcar mais um treino no Rio Grande do Sul, já com o caminhão novo”, informou o piloto.

Com mais de três décadas de experiência nas pistas, Christian Fittipaldi não esconde a expectativa para sua estréia na Truck. “Eu estou ansioso e bem curioso. Vou trabalhar para fazer duas corridas muito sólidas. A Fórmula Truck é a categoria mais popular do Brasil, disparado, eu sempre acompanho todas as etapas pela televisão, só tenho a agradecer à Mercedes-Benz e à família da Fórmula Truck por essa oportunidade de experimentar esse desafio”.

O ineditismo marca o desafio com que Fittipaldi espera lidar na F-Truck. “Esse é o passo mais diferente de toda a minha carreira. De tudo que eu pilotei até hoje, de turismo ou de fórmula, a base é muito parecida, muda a potência, mudam algumas coisas, mas a base é a mesma. No caminhão tudo é muito diferente, por isso foi importante eu ter esse primeiro contato, para adiantar a minha ambientação à categoria. Foi muito interessante”, contou.

Os testes no Rio não constituíram um contato inédito de Fittipaldi com a Fórmula Truck. “Alguns anos atrás eu estava em Interlagos acompanhando o trabalho das equipes e acabei dando umas voltas num Volkswagen da equipe do Renato (Martins) e num Ford da do (Djalma) Fogaça, mas sem qualquer compromisso”, lembrou. Ele será o quarto ex-piloto de Fórmula 1 a competir na Truck, experiência já vivida por Chico Serra, Gastón Mazzacane e Cristiano Da Matta.

O convite a Christian Fittipaldi para atuação nas duas primeiras etapas da temporada de 2012 foi feito na tarde do último sábado (11) pela presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro. “Fico muito feliz com a chegada do Christian e com a participação dele na Fórmula Truck. Com certeza é um grande nome do automobilismo, que vai somar muito à categoria. Minha torcida é para que ele se adapte bem e faça boas corridas”, disse a dirigente.

Campeão da Fórmula 3 sul-americana e da Fórmula 3000 internacional, Fittipaldi correu na Fórmula 1 de 1992 a 1994. Em 1995, direcionou a carreira ao automobilismo dos Estados Unidos. Atuou na Fórmula Indy e na Fórmula Mundial, disputou corridas na Nascar e integrou a equipe campeã das 24 Horas de Daytona em 2004. Nos últimos anos, fez participações no automobilismo brasileiro e dedicou-se a corridas internacionais de longa duração.

Leia também:

Londrina faz gestão por permanência no calendário da categoria

Fórmula Truck: Evento marca abertura oficial da temporada 2012

Fonte: F-Truck Press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.