F-Truck: Danilo Dirani acredita em pódio em Jacarepaguá

Postado por -

Piloto da equipe Ford Racing Trucks conquistou sua primeira pole-position na categoria justamente no Rio de Janeiro. No ano passado, ele esteve perto da vitória no Autódromo Nelson Piquet

"Chega de bater na trave no Rio de Janeiro". É com este objetivo na cabeça que o paulista Danilo Dirani parte para a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, marcada para o próximo domingo (01/4) no autódromo de Jacarepaguá – na capital fluminense.

O piloto da equipe Ford Racing Trucks, vice-campeão sul-americano da categoria no ano passado, tem uma relação especial com a pista carioca, e aposta em seu retrospecto no autódromo Nelson Piquet para buscar mais um pódio na categoria. 

Além de fazer parte da formação do piloto paulista em categorias como a F-Ford e a Fórmula 3 Sul-Americana, Jacarepaguá foi palco de grandes apresentações de Danilo Dirani nos últimos dois anos. Foi lá que em 2010, já correndo pela Ford, que o piloto conquistou sua primeira pole-position na Fórmula Truck. No ano passado, Danilo foi o destaque da prova ao liderar boa parte da corrida e até abandonar, a oito voltas do fim, por um problema mecânico.

Neste ano Dirani chega para sua terceira corrida pela Fórmula Truck no Rio de Janeiro e destaca a força que a equipe DF Motorsport, comandada por Djalma Fogaça, ganhou nesse período em que ele integra o time. Com a nova cabine do modelo Ford Cargo e toda a evolução conquistada durante o último ano, Danilo mais uma vez aposta suas fichas em um grande final de semana no Rio de Janeiro.

"Jacarepaguá é uma das pistas mais técnicas do Brasil, onde a experiência do piloto é bastante importante. Já corri lá de Fórmula Ford e Fórmula 3 e sempre gostei muito da pista. Na Fórmula Truck, os Ford sempre combinaram bem com o traçado por causa da grande qualidade da suspensão de nosso caminhão, e da capacidade de nossa equipe em encontrar o setup ideal para as características da pista", lembra o piloto.

A soma destas peculiaridades fazem Danilo Dirani acreditar que, na etapa deste ano, estará na briga pela vitória em Jacarepaguá. "Nosso caminhão evoluiu muito desde a última vez que estivemos no Rio de Janeiro. No ano passado a equipe quase venceu a prova. Agora estamos mais fortes em todos os aspectos e, por isso, a expectativa é muito boa", destaca.

A etapa deste final de semana será a segunda das dez que compõe o Campeonato Brasileiro da categoria. Na abertura da temporada, disputada em fevereiro no Velopark (RS), Danilo Dirani ficou fora da zona de pontos em virtude de um problema elétrico em seu caminhão. De lá para cá, a equipe fez uma minuciosa revisão em todo o equipamento e um dia de testes no autódromo de Piracicaba, em São Paulo.

"Nosso time trabalhou bastante para resolver os problemas que tivemos na abertura do campeonato e nos testes o caminhão se comportou muito bem. Meu objetivo a partir de agora, além do desafio pessoal de vencer essa prova do Rio, é somar o máximo de pontos e diminuir a vantagem dos líderes na tabela. É um campeonato longo, mas sabemos que é importante somar pontos com regularidade para chegar no fim do ano brigando pelo título", completa o paulista.

Os treinos que abrem a etapa do Rio de Janeiro da Fórmula Truck começam na próxima sexta-feira. A corrida será realizada no domingo, a partir das 13h, com transmissão ao vivo pela TV Band para todo o país. Confira a programação da etapa:

Sexta-feira – 30/3
10h30 às 11h30 – 1º treino livre
14h às 15h – 2º treino livre

Sábado – 31/3
8h30 às 9h30 – 3º treino livre
10h30 às 11h30 – 4º treino livre
13h30 – Treino classificatório
15h45 – Top Qualifying

Domingo – 01/4
9h – Warm-up
10h – Desfile dos pilotos
10h30 – Truck test
11h35 – Show de motos
12h05 – Show de caminhões
13h – Largada – 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.