F3 Brazil Open: Foresti e Franzoni ficam com as duas pole-positions em Interlagos

Postado por -

Piloto da World Series estabeleceu um novo recorde para a categoria com os novos pneus Pirelli em São Paulo, enquanto Franzoni estreou com o pé direito na Light

Foi aos 48 minutos do segundo tempo. Mas, como bola na rede é bola na rede e o resultado final é o que vale, a pole-position para a terceira edição do F3 Brazil Open é de Lucas Foresti. O brasiliense, campeão do evento no ano passado, estava entre os favoritos ao primeiro lugar no grid, mas durante os dois treinos livres desta sexta-feira e a maior parte do ensaio decisivo desta tarde esteve com o segundo melhor tempo do dia. À frente do representante de Brasília, o atual Campeão Sul-Americano da categoria, Fabiano Machado, parecia seguir para mais uma pole quando, a duas voltas para o final do treino, foi superado pelo companheiro de Cesário Fórmula.

Nos minutos finais do treino de classificação, mostrando muita personalidade e raça, Lucas superou Machado e, pelo segundo ano consecutivo, vai largar em primeiro nas corridas de classificação do F3 Brazil Open. Mais que isso, com o tempo de 1m29s378, estabeleceu um novo recorde para a categoria no circuito de Interlagos utilizando os compostos importados da Pirelli. O recorde anterior era de seu principal adversário até aqui no Open, Fabiano Machado – com 1m29s649 no treino de classificação para a etapa paulista do Campeonato Sul-Americano em 2011.

"O final do treino foi muito tenso e, de certa maneira, surpreendente. O Fabiano estava voando hoje, precisei achar uma volta mágica no meu terceiro jogo de pneus novos para ficar com essa pole. Foi realmente muito difícil, mas muito divertido. O Open deste ano está muito competitivo, e tem sido bastante desafiador correr aqui", comentou Foresti.

Fabiano Machado reconheceu o surpreendente fim de treino de Lucas Foresti, mas disse que teve problemas em seu último jogo de pneus – o que pode ter contribuído para a, de certa forma tranquila, diferença de 0s3 conquistada pelo brasileiense. "Realmente o Lucas achou uma volta muito boa, mas tive dois problemas no meu último jogo de pneus. Em uma volta cometi um pequeno erro, e na minha melhor tentativa fui atrapalhado. Não sei se isso me tirou a pole-position, mas certamente estaríamos mais competitivos", comentou o piloto.

Pole na estreia –Já pela classe Light da categoria, a primeira posição no grid – sétima no geral – ficou com Victor Franzoni. O piloto que surpreendeu a Fórmula Futuro no ano passado ao se tornar, aos 15 anos de idade, o mais jovem vencedor de uma corrida no automobilismo brasileiro, voltou a mostrar força na Fórmula 3. Franzoni liderou os três treinos desta sexta-feira, e conquistou sua primeira pole-position na categoria.

"Gostei bastante do carro, e embora ainda esteja me adaptando, consegui tempos competitivos. É sempre bom estrear com pole-position, e embora eu tenha andado pouco nos treinos livres de quarta-feira por causa de problemas mecânicos, hoje (quinta, 19) pude acelerar de verdade. Está sendo um ótimo aprendizado e agora vamos pensar nas corridas", declarou Franzoni.

Corridas de classificação – As pole-positions conquistadas por Lucas Foresti e Victor Franzoni darão a eles o direito de largar na frente nas duas corridas desta sexta-feira em Interlagos. As provas serão classificatórias para a bateria pré-final, que por sua vez define o grid de largada para a final. Nesta sexta, os pilotos disputarão duas provas no sistema de pontos perdidos, e seguem para a pré-final ainda com chances iguais de título.

"Nestas duas primeiras corridas, o vencedor não perde nenhum ponto. O segundo colocado perde um, o terceiro perde dois, e assim sucessivamente. Quem fechar a sexta-feira com menos pontos perdidos é o pole da pré-final. Com isso, permitimos que os pilotos sigam evoluindo durante o fim de semana mantendo chances iguais de título", explicou o ex-piloto Roberto Mourão, promotor do evento.

A programação do F3 Brazil Open prevê as seguintes atividades em Interlagos nos próximos dias:

Sexta-feira – 20/1
1ª corrida – 10h55
2ª corrida – 16h05

Sábado – 21/1
3ª corrida – 16h05

Domingo – 22/1
4ª corrida/FINAL – 11h30

Veja como ficou o grid de largada para as duas corridas desta sexta-feira:

1) Lucas Foresti (A), 1:29.378
2) Fabiano Machado (A), 1:29.686, a .308
3) Pipo Derani (A), 1:30.058, a .680
4) Victor Guerin (A), 1:30.058, a .680
5) André Negrão (A), 1:30.549, a 1.171
6) Roberto La Rocca (A), 1:31.072, a 1.694
7) Victor Franzoni (B), 1:31.621, a 2.243
8) Ricardo Landucci (B), 1:31.648, a 2.270
9) Higor Hoffmann (B), 1:33.748, a 4.370
10) Raphael Raucci (B), 1:33.893, a 4.515

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.