F3 Brazil Open: Foresti e Raucci vencem a primeira em Interlagos

Postado por -

Brasiliense iniciou preparação para a temporada da World Series com vitória de ponta a ponta nesta sexta-feira. Já Raucci estreou com vitória na divisão Light da Fórmula 3

Atual campeão do F-3 Brazil Open, o piloto brasiliense Lucas Foresti começou com o pé direito a disputa pelo bicampeonato da competição. Na primeira corrida classificatória do torneio, realizada nesta sexta-feira (20) em Interlagos (SP), ele soube tirar proveito da pole position para vencer de ponta a ponta com 5s281 de vantagem sobre o segundo colocado, Fabiano Machado. O brasiliense estabeleceu, também, a melhor volta da prova, comprovando que é forte candidato ao título.

"Fiz uma boa largada e consegui completar a corrida no meu ritmo. Quando me avisaram que o Fabiano tinha feito a melhor volta, acelerei forte para recuperar o melhor tempo e depois pude continuar atento ao comportamento do carro. Como no Open o que vale é a vitória na última corrida, procurei aprender bastante sobre o carro e vou continuar com esse pensamento na segunda corrida e na pré-final", declarou Foresti.

Se o primeiro ganhador na divisão principal do F3 Brazil Open já está habituado a subir ao alto do pódio em corridas da categoria, o vencedor da classe Light viveu uma experiência nova nesta sexta-feira em Interlagos. Raphael Raucci estreou com vitória na Fórmula 3, e comemorou o resultado lembrando sua passagem pelo kart. No ano passado, ele sagrou-se Campeão Paulista de Stock Jr., em sua primeira incursão pelo mundo dos carros de turismo.

"Desde a época do kart tenho grande interesse por categorias de monopostos, e meu preparador de chassis da época sempre me incentivou dizendo que meu estilo de pilotar era adequado aos Fórmulas. Estou apenas começando, meus principais adversários neste fim de semana têm várias corridas na bagagem, e precisei de um pouco de sorte para vencer esta primeira. Mas é muito bom começar com um resultado positivo e espero seguir aprendendo bastante no fim de semana", declarou o piloto.

A terceira posição geral na prova ficou com Pipo Derani, que a exemplo de Lucas Foresti disputou a F3 Inglesa em 2011. Victor Guerin, vindo da F3 Italiana, terminou em quarto, enquanto o venezuelano Roberto de la Rocca, da F-2000 Norte-Americana, foi o quinto. Com problemas, André Negrão, da World Series, perdeu uma volta em relação aos líderes em razão de um pit stop de emergência, e recebeu a bandeirada em sexto.

Pela classe Light, Higor Hoffmann foi o segundo colocado na primeira disputa do dia. Já o pole position, Victor Franzoni, completou somente as cinco últimas voltas da prova. Em razão da quebra do semi-eixo esquerdo de seu carro pouco antes da luz verde, ele precisou ser empurrado de volta aos boxes e ainda conseguiu voltar à pista nas passagens finais.

Ricardo Landucci, que liderou a disputa da Light até restarem três voltas para o fim, teve o câmbio travado em quarta marcha e recebeu a bandeirada em terceiro. A novidade do dia foi o retorno de Vini Alvarenga às pistas. Depois de disputar com destaque a Fórmula Futuro em 2010, ele assumiu a vaga de Marcus Leão no carro da Dragão Motorsport.

A segunda prova classificatória do F-3 Brazil Open começa às 16h05 desta sexta-feira. Veja como terminou a primeira corrida do dia em Interlagos:

1) Lucas Foresti (A), (19 voltas) 28:53.724
2) Fabiano Machado (A), à 5.281
3) Luis Derani (A), à 13.690
4) Victor Guerin (A), à 16.428
5) Roberto La Rocca (A), à 26.995
6) Raphael Raucci (B), à 1:15.842
7) Higor Hoffmann (B), à 1 volta
8) André Negrão (A), à 1 volta
9) Ricardo Landucci (B), à 4 voltas
10) Victor Franzoni (B), à 14 voltas
11) Vinicius Alvarenga (B), à 15 voltas

Melhor Volta: Lucas Foresti (1), 1:30.656 (média de 171,112 km/h), na 9ª volta

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.