F3 Sudamericana: É a vez dos pais subirem no pódium

Postado por -

A Fórmula 3 Sudamericana preparou uma surpresa para seus pilotos neste Dia dos Pais, em que a categoria realizou sua 12ª etapa do campeonato no Autódromo Ayrton Senna, em Caruaru (PE). Depois da prova vencida por Fabiano Machado na categoria principal, e Beto Monteiro na divisão Light, foram os pais dos pilotos os grandes homenageados, subindo ao pódio para receber das mãos dos filhos, os troféus de vencedores.

"Uma homenagem muito bacana e justa, afinal de contas são eles os nossos maiores incentivadores", destacou Fabiano Machado, líder do campeonato que liderou a corrida deste domingo de ponta-a-ponta. Largando da primeira posição, como já tinha feito na primeira prova da rodada, Fabiano manteve a liderança desde o início e cruzou a linha de chegada com 14s6 de vantagem para Ronaldo Freitas, o segundo colocado.

"A corrida hoje foi mais difícil. O carro, mais uma vez, estava excelente em um grande trabalho da equipe, mas hoje estava mais calor, então a prova foi muito cansativa. Como já tinha acontecido ontem (sábado), a concentração para não errar por causa do cansaço foi fundamental", comentou o piloto da Cesário Fórmula, destacando o dia ensolarado em Carauru, com temperatura na casa dos 27ºC.

Entre os carros da categoria Light, o destaque do final de semana foi o piloto pernambucano Beto Monteiro – que voltou a pilotar um carro de Fórmula 3, 14 anos depois de disputar seu último campeonato (o certame italiano) da categoria. Depois de problemas nos freios e um pneu furado nas duas corridas de sábado, Beto Monteiro surpreendeu neste domingo.

Ele aproveitou o fato de Bruno Bonifácio, pole da categoria B, ter deixado o carro apagar no momento da largada. Monteiro assumiu a ponta da categoria e protagonizou a principal disputa da corrida – valendo a terceira posição e, depois do abandono de Leonardo de Souza por um superaquecimento quando era o segundo, a vice-liderança da corrida.

"Fiquei muito feliz com o convite para correr e surpreso com meu próprio desempenho. Não achei que ia entrar tão rapidamente no ritmo do carro de F-3, especialmente depois de tanto tempo sem andar nesse tipo de carro e por causa de uma gripe que peguei nesta semana. Mas foi uma prova fantástica e fiquei muito satisfeito com meu desempenho, acompanhando de perto o Ronaldo (Freitas) com um carro da categoria principal", destacou o pernambucano piloto da Fórmula Truck.

Na classificação do campeonato, Fabiano Machado e Bruno Bonifácio seguem como líderes, respectivamente das classes principal e Light da F-3 Sudamericana. Na principal, Ronaldo Freitas agora é o vice-líder com apenas sete pontos de vantagem para o terceiro colocado – e vencedor da 11ª etapa – Fernando Kid. Entre os pilotos da Light, são os argentinos Augusto Scalbi e Hernán Bueno que completam os três primeiros.

O Campeonato Sul-Americano de F-3 prossegue entre os dias 26 e 28 de agosto, quando a cidade de Campo Grande (MS) recebe a quinta rodada da temporada. Confira como terminou o final de semana em Caruaru:

Resultado – 12ª etapa – Caruaru (PE)
1- Fabiano Machado (A/Cesário Fórmula), 25 voltas em 35min06s728
2- Ronaldo Freitas (A/Cesário Fórmula)
3- Beto Monteiro (B/Cesário Fórmula)
4- Fernando Kid (A/Hitech Racing)
5- Bruno Boni (B/Cesário Fórmula)

Não completaram:
Leonardo de Souza (A/Kemba Racing), motor
Dorivaldo Júnior (B/Kemba Racing), embreagem

Fonte: NULL

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.