Fiat Viaggio será concorrente direto do Dodge Dart

Postado por -

O primeiro fruto da parceria entre a Fiat e a GAC foi conhecido no Salão de Pequim. Chama-se Viaggio e deverá chegar aos mercados no final deste ano

A joint-venture entre a Fiat e a GAC (Guangzhou Automobile Company), revelou no 12.º Salão de Pequim várias novidades. A começar por modelos da marca italiana, como o Fiat 500 by Gucci e o Fiat 500C; o crossover Fiat Freemont. Mas o ponto alto foi a estreia mundial do primeiro modelo da GAC-Fiat, inteiramente construído na China, o Viaggio, que marca o arranque da Fiat num dos principais mercados mundiais.

O novo Fiat Viaggio, que inicia a produção no fim de Junho e chegará aos mercados ainda este ano, foi projectado em Turim. Na frente destaca-se a distinta identidade da marca italiana, ao passo que, na traseira, merecem nota as luzes LED.

O interior oferece um design centrado no condutor, com uma “moldura flutuante” que envolve o quadro de instrumentos e a zona central do tablier. Nos níveis de equipamento mais altos, o Viaggio conta com um sistema áudio com navegação, comandado através de um ecrã táctil 8,4”.

Com 4679 mm de comprimento, 1850 mm de largura e 2708 mm de distância entre eixos, o Fiat Viaggio usa a mesma plataforma do Dodge Dart e é animado, em exclusivo no mercado chinês, pelos 1.4 T-Jet, nos patamares de 120 cv e 150 cv. A estas motorizações podem ser associadas a caixa automática de seis velocidades com dupla embraiagem ou, em alternativa, a caixa manual de cinco velocidades.

Leia também:

JAC Sll: uma Tucson chinesa?

Chery apresenta protótipos com ares futuristas em Pequim

Mercedes entra de vez no mercado do station wagon

Fonte: Automotor/Portugal

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.