Ford apresenta o novo Fusion Nascar.

Postado por -

A Ford apresentou a versão "stock-car" do Novo Fusion 2013, preparada pelos seus designers para mostrar a sua nova identidade na NASCAR, a categoria de corridas mais popular dos Estados Unidos. Assim, a Ford lança um modelo novo simultaneamente nas versões de produção e da NASCAR: a versão de rua acaba de ser apresentada no Salão de Detroit.

"Queremos que o Fusion seja o carro que ajudou a trazer os stock-cars de volta à NASCAR", diz Jamie Allison, diretor da Ford Racing. "O carro vai fazer os fãs sorrir e envolvê-los novamente no esporte, porque eles gostam de ver carros de corrida parecidos com os que eles dirigem na rua."

Lançamento duplo

Esta é a terceira vez que a Ford lança um modelo novo simultaneamente nas versões de produção e da NASCAR. A primeira foi em 1968, com o fastback Gran Torino, que venceu duas temporadas seguidas da NASCAR, em 1968 e 1969, com o legendário piloto David Pearson. A segunda foi em 2006, com a introdução do Fusion nos showrooms e nas pistas.

A Ford adotou uma abordagem diferente no desenvolvimento do Fusion 2013 de corrida. Seus designers e projetistas passaram o último ano desenvolvendo o projeto e liberaram as equipes de competição da Ford para se concentar nas corridas semanais da NASCAR.

"Este é um momento empolgante do esporte, em que tivemos a chance de fazer com que os carros de competição voltem a ser versões de corrida dos carros de rua. Estou orgulhoso, porque acredito que cumprimos esse objetivo", continua Allison. "O Fusion 2013 é um carro surpreendente e o Fusion 2013 NASCAR é ainda mais. Não posso esperar para vê-lo na pista e interagindo com os fãs."

Identidade Ford

Os designers da Ford se concentraram em três aspectos principais no desenvolvimento do carro de competição: manutenção das mesmas proporções do modelo de produção e preservação do design lateral do veículo e da grade frontal, que guarda a identidade Ford. 

"O carro parece divertido de dirigir e ansioso para entrar na pista, com uma postura agressiva por fora e por dentro. Ele transmite performance de todos os ângulos e acho que reflete a nossa atitude de como ajustar nossos carros de forma muito apurada", diz Allison. "Ele traz um certo nível de agilidade e leveza para a plataforma NASCAR, da mesma forma que fazemos com nossos carros de produção."

O Fusion NASCAR será testado durante a temporada de 2012, como preparação para sua estreia na Daytona 500, em fevereiro de 2013.

Fonte: Ford press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.