Ford lança carro que incorpora dois modelos da marca: O Mondeo e o Fusion

Postado por -

É claramente uma das primeiras estrelas do salão de Detroit: o novo Ford Fusion não é apenas mais um carro americano, já que o futuro Mondeo será praticamente igual! De linhas extremamente fluidas e bonitas, o Fusion/Mondeo coloca em prática a nova linguagem de estilo da marca mas… não é só um carro atraente.

Na sua estratégia One Ford para a globalização da sua gama, a marca da oval lança mais um carro para vender em todo o Mundo. O Fusion tem 4,869 m de comprimento, 1,826 m de largura e 1,475 m de altura, sendo o primeiro modelo a receber as óticas dianteiras mais estreitas (tecnologia LED) que farão parte do ADN do design da marca. Isso e a grelha de grandes proporções são as principais referências da evolução do Kinetic Design antecipada no Evos Concept.

Além da estética do exterior e interior que mostramos nas fotos aqui publicadas, saliente-se que o Ford Fusion se estreará nos States apenas com motores de quatro cilindros, numa realidade pouco comum para os americanos, mas que é sinal dos tempos da procura de veículos mais económicos. Para a Europa, quando chegar como Mondeo, destaque para o 1.6 EcoBoost de 180 cv e o 2.0 EcoBoost de 240 cv, ambos a gasolina. Sendo apresentado nos Estados Unidos, o Fusion não prevê quaisquer motorizações Diesel que, obviamente, hão-de ser as mais importantes no Mondeo.

Destaque especial para as duas versões híbridas apresentadas no Fusion e que também deverão chegar à Europa enquanto Mondeo: o Hybrid é um híbrido, digamos, normal, com motor 2.0 a gasolina acoplado a um motor elétrico com uma potência total de 187 cv e, segundo a marca, capacidade para rodar a 100 km/h em auto-estrada, sem que o motor a gasolina funcione!; o Energi é uma evolução do Hybrid, tratando-se de um híbrido plug in, ou seja, com capacidade para andar alguns quilómetros em modo puramente elétrico e podendo carregar-se as baterias de ions de lítio numa tomada caseira.

A Ford espera conseguir homologar para o Ford Fusion/Mondeo Energi um consumo médio de… 2,4 l/100 km! O Ford Mondeo será apresentado na Europa já no início de Março, no salão de Genève.

Fonte: Ford press

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.