Ford Ranger voa alto no Rally dos Sertões

Postado por -

Marcos Baumgart e Kleber Cincea têm bom começo no Rally dos Sertões e fecham etapa inicial em segundo lugar; Cristian Baumgart e Beco Andreotti têm problema mecânico, mas conseguem completar

02/08 – 1ª etapa – Goiânia (GO) a Rio Verde (GO)
Deslocamento inicial: 50,84 km
Trecho especial: 205,74 km
Deslocamento final: 104,56 km
Total do dia: 361,14 km

O Rally dos Sertões começou para valer neste domingo (2) com o trajeto de 361 quilômetros entre Goiânia e Rio Verde. Competidores nos carros, motos, quadriciclos e UTVs encararam uma especial de 205,74 quilômetros com alguns saltos, retas não muito longas e trechos de piçarra. Entre os carros, o X Rally Team começou em um dia de sentimentos mistos: Marcos Baumgart e Kleber Cincea fecharam a primeira etapa na segunda posição, a 3min07s do primeiro colocado, Reinaldo Varela, que tem Gustavo Gugelmin como seu navegador.

“O Sertões começou com muitos saltos, muita lomba. Foi bem difícil, porque éramos jogados para todo lado pelo trajeto. Contudo, o carro se comportou muito bem. Pegamos também um tanto de poeira que acabou nos atrapalhando um pouco, mas foi uma especial bem rápida e bem perigosa. De qualquer forma, vamos nos preparar para amanhã”, afirmou Marcos Baumgart.

Ford Ranger. Uma hora voando alto, outra hora indo fundo na lama. Fotos: Webventure.

Ford Ranger. Uma hora voando alto, outra hora indo fundo na lama. Fotos: Webventure.

Enquanto o início é positivo para Marcos e Kleber, o mesmo não pode ser dito do primeiro dia para Cristian Baumgart e Beco Andreotti. Piloto e navegador pararam no quilômetro 84 da especial com um problema mecânico e perderam muito tempo para realizarem os reparos. No entanto, eles conseguiram retornar à corrida sem ter de abandonar a etapa, mas completaram o trecho com uma hora em relação ao líder.

“Estávamos em um trecho de alta velocidade e sentimos uma vibração na parte de baixo do carro. Suspeitamos que fosse algo no diferencial, e paramos para tirar o cardan do eixo traseiro, que estava quebrado. Levamos um tempo para fazer a troca, o que é normal, e dali em diante fomos só com a tração dianteira do carro. O importante é que não abandonamos a etapa e conseguimos completar a especial”, contou Beco Andreotti.

Confira os tempos da etapa (cat. T1 FIA)
CARROS

1-) Reinaldo Varela/Gustavo Gugelmin (Toyota Hilux) – 2h06min56s
2-) Marcos Baumgart/Kleber Cincea (Ford Ranger) – 2h10min03s (a 3min07s)
3-) Guiga Spinelli/Youssef Haddad (Mitsubishi ASX) – 2h12min40s (a 5min43s)
4-) Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Ford Ranger) – 3h08min25s (a 1h01min28s)

DIA DE CAUTELA NAS MOTOS
Em especial vencida por Jean Azevedo, o primeiro dia do Sertões nas motos foi levado de maneira mais cautelosa pelo quarteto do X Rally Team nas duas rodas. Retornando à competição depois de quatro anos, Tiago Fantozzi fechou o dia na sétima posição geral, sendo o quarto em sua categoria, a Super Production, com o tempo de 2h19min36s (a 5min44s do líder).

“Hoje foi um dia mais para eu ir me reconciliando com o ambiente do Sertões e também com a moto. Foi uma especial boa, mas levei o trajeto sem levar nenhum susto, pensando em chegar ao final”, resumiu o campeão das motos de 2001.

Na mesma classe, Vicente de Benedictis fechou em oitavo com 2h57min48s. Na categoria Marathon, começo positivo para Rafael Milani e para o estreante Christian Costantini. Rafael foi o terceiro colocado na categoria com tempo de 2h45min25s, enquanto Christian fez os 205,74 quilômetros da especial entre Goiânia e Rio Verde em 2h47min39s.

A etapa desta segunda-feira leva os competidores de Rio Verde a Itumbiara, ainda dentro do estado de Goiás. Serão 326 quilômetros, 150 deles valendo pelo trecho cronometrado.

02/08 – 2ª etapa – Rio Verde (GO) – Itumbiara (GO)
Deslocamento inicial: 20 km
Trecho especial: 156 km
Deslocamento final: 150 km
Total do dia: 326 km

Texto:P1 Media Relations

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.