Franchitti passa Kanaan no fim e vence pela 3ª vez as 500 Milhas

Postado por -

Em um final de prova emocionante neste domingo, o piloto escocês Dario Franchitti garantiu seu terceiro título das 500 Milhas de Indianápolis, uma das provas mais tradicionais do automobilismo americano, presente no calendário da Fórmula Indy. Ele venceu disputa com o brasileiro Tony Kanaan.

Kanaan chegou a liderar a prova depois de, a 16 voltas para o final, fazer impressionante ultrapassagem em uma relargada, deixando para trás cinco rivais. No entanto, o piloto da KV Racing não aguentou a pressão dos adversários e caiu para a quarta colocação. No final, um acidente com Takuma Sato confirmou o resultado.

Dario Franchitti, que venceu as 500 Milhas em 2007 e 2010, cruzou em primeiro ainda com bandeira amarela na pista, seguido pelo companheiro de Chip Ganassi, Scott Dixon, que venceu a prova em 2008. Tony Kanaan fechou em terceiro lugar, pódio muito comemorado pelo piloto da KV Racing. Hélio Castroneves terminou em 10°, Rubens Barrichello, em 11°, e Bia Figueiredo, em 23°.

A prova ganhou ainda mais emoção na última volta quando o japonês Takuma Sato, que liderou por boa parte do tempo, assumiu a segunda colocação e passou a pressionar Franchitti. Ao tentar a ultrapassagem, rodou e se chocou com o muro, causando a bandeira amarela que daria por encerrada a prova.

Com temperatura recorde de 34°C, a edição 2012 das 500 Milhas de Indianápolis teve muitas rodadas e batidas, porém poucos acidentes que gerassem alguma preocupação. Um deles ocorreu após a 63ª volta, quando Mike Conway rodou ao sair da curva 1 e vou alçado ao ar pelo carro de Will Power. Ambos abandonaram a prova sem ferimentos.

Antes, Mike Conway havia causado confusão nos boxes, ao atropelar dois mecânicos. Foram muitos os carros que tiveram problemas no momento do pitstop, principalmente com o posicionamento dos carros. Em meio a tantas bandeiras amarelas e paradas, Dario Franchitti conseguiu se destacar para buscar sua terceira vitória.

O piloto escocês largou na 16ª posição e foi ascendendo na prova conforme a constante troca de liderança ocorria. Ao final, contou com a sorte que a ousaria de Takuma Sato causou para confirmar seu terceiro título, se igualando a Bobby Unser, Johnny Rutherford e Helio Castroneves.

"Que corrida!. Acredito que Dan Wheldon ficaria orgulhoso disto", disse Franchitti, dedicando sua vitória ao amigo e piloto britânico que morreu em um acidente da Indy em outubro passado, em Las Vegas.

Após descer do carro e saudar o público, Franchitti abraçou a mulher, a atriz Ashley Judd.O escocês defende o título da Indy que conquistou no ano passado.

Confira o resultado das 500 Milhas de Indianápolis

1. Dario Franchitti (ESC/Ganassi) 
2. Scott Dixon (NZL/Ganassi) 
3. Tony Kanaan (BRA/KV)
4. Oriol Servia (ESP/Dreyer Reinbold) 
5. Ryan Briscoe (AUS/Penske) 
6. James Hinchcliffe (CAN/Andrett) 
7. Justin Wilson (GBR/Dale Coyne) 
8. Charlie Kimball (EUA/NN-Ganassi)
9. Townsend Bell (EUA/ Sam Schmidt Motorsports)
10. Hélio Castroneves (BRA/Penske)
11. Rubens Barrichello (BRA/KV)

12. Alex Tagliani (CAN/Team Barracuda)
13. Graham Rahal (EUA/SC-Ganassi) 
14. JR Hildebrand (EUA/Panther) 
15. James Jakes (GBR/Dale Coyne) 
16. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt-Hamilton) 
17. Takuma Sato (JPN/Rahal-Letterman-Laningan)
18. EJ Viso (VEN/KV) 
19. Michel Jourdain (MEX/Rahal Letterman Lanigan)
20. Sebastien Bourdais (FRA/Dragon)
21. Ed Carpenter (EUA/Ed Carpenter) 
22. Katherine Legge (GBR/Dragon)
23. Ana Beatriz Figueiredo (BRA/Andretti)

Não completaram a prova

Marco Andretti (EUA/Andretti) 
Josef Newgarden (EUA/Fisher-Hartman) 
Sebastian Saavedra (COL/Andretti Autosport)
Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti) 
Will Power (AUS/Penske) 
Mike Conway (GBR/AJ Foyt) 
Bryan Clauson (EUA/Sarah Fisher Hartman)
Wade Cunningham (EUA/A. J. Foyt Enterprises)
Simona de Silvestro (SUI/HVM) 
Jean Alesi (FRA/Fan Fource United)

Fonte: AFP com informações do Terra

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.