GP2: Pneu furado tira pontos e pole de Razia em Mônaco

Postado por -

Um acidente envolvendo outros pilotos prejudicou gravemente a atuação de Luiz Razia nas ruas de Mônaco, que receberam a nona corrida da temporada 2012 da GP2. Um pneu furado gerado por destroços de um colisão à frente forçou o brasileiro a fazer um pit stop extra e perder a chance de largar na pole position da corrida complementar, que acontece no sábado.

Largando da quinta posição, Razia manteve o posto no início e travou uma boa batalha com Max Chilton, o quarto, e Jolyon Palmer, o sexto. No momento do pit stop obrigatório, uma lentidão da equipe Arden fez o baiano de 23 anos cair para oitavo, quando aconteceu o incidente à frente. Enquanto perseguia Esteban Gutierrez na disputa pelo sétimo lugar, um retardatário se colocou à frente do mexicano em uma das 19 curvas do circuito, provocando uma colisão. 

Por estar muito perto do rival, Razia não conseguiu desviar à tempo dos destroços, furando o pneu traseiro e sendo obrigado a parar novamente nos boxes, arruinando sua prova e terminando em 15°. A vitória, de ponta-a-ponta, foi do venezuelano Johnny Cecotto Jr., enquanto o principal rival do brasileiro, Davide Valsecchi, completou as 42 voltas da corrida em quarto. Os outros pilotos tupiniquins, Victor Guerin e Felipe Nasr, acabaram logo atrás de Razia, em 16° e 17°, nesta ordem.

"A corrida foi bastante difícil. Fizemos uma primeira parte boa, mas a equipe perdeu tempo no pit stop e caí para oitavo. Tudo estava se encaminhando para a pole do domingo, mas o Gutierrez bateu num retardatário que estávamos dando a terceira volta em cima e meu pneu traseiro furou por conta dos destroços", relata o brasileiro, que interrompeu uma sequência de dez corridas consecutivas nos pontos.

"Com isso, acabei tendo de fazer um pit stop desnecessário e perdi os pontos desta corrida, complicando minha próxima. Porém, essas dificuldades servirão para chegarmos com uma atitude ainda mais forte na próxima etapa, em Valência", completa Razia, que manterá a vice-liderança do campeonato, mesmo se não pontuar neste sábado, em prova marcada para as 11h10 (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal por assinatura SporTV2.

Fonte: MS2 Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.