GT Brasil: João Gonçalves completa neste fim de semana sua primeira temporada no automobilismo

Postado por -

Piloto ressalta expectativa por muito trabalho com as Ginetta G50 no circuito de Interlagos

O piloto João Gonçalves, tricampeão brasileiro de kart e campeão do mundo na modalidade, completa no próximo domingo (18) sua primeira temporada no automobilismo. Em parceria com o também paulista Caê Coelho, e com apoio da TNT e da PlayTV, João disputou e foi destaque na categoria GT4 do Itaipava GT Brasil, que se encerra no fim de semana com a décima etapa do campeonato em São Paulo, no autódromo de Interlagos.

Ao longo das 18 corridas disputadas até o momento, Gonçalves competiu com uma Maserati Trofeo e, desde a terceira rodada do campeonato, com uma Ginetta G50. Com este carro, conquistou duas pole-positions – em São Paulo e no Rio de Janeiro -, e três pódios.

"Foi uma temporada inesquecível para mim e só tenho a agradecer à TNT Energy Drink e à PlayTV por essa oportunidade. Aprendi muita coisa nesse ano e estou feliz de disputar todas as corridas do campeonato. Quero ir para Interlagos neste fim de semana novamente para fazer meu melhor e fechar o ano com chave de ouro", destacou o piloto.

Correndo pela terceira vez na temporada em Interlagos, João Gonçalves prevê uma rodada de muito trabalho para os pilotos que utilizam a Ginetta G50. O traçado de 4.309 metros marcado, principalmente, pelo trecho de subida e a longa reta dos boxes, é o maior desafio para o modelo britânico, que chega a ter 100 cavalos de potência a menos que alguns de seus concorrentes.

"Embora a gente tenha feito a pole-position da GT4 na última prova em Interlagos, essa rodada deve ser, mais uma vez, difícil. No treino classificatório, com tanque vazio, ainda conseguimos tirar mais do carro. Mas no setup de corrida, com tanque cheio, é mais difícil acompanhar o ritmo dos outros GT4", comentou João.

Os treinos para a 10ª etapa do Itaipava GT Brasil 2011 começam na próxima quinta-feira em Interlagos. As corridas serão disputadas no sábado (17/12), às 16h30, e no domingo (18), às 12h30, com transmissão ao vivo pela TV Band.

Preparação no kart – Cerca de um ano após sua última corrida no kart, João Gonçalves retornou à modalidade no último final de semana. No Parque Beto Carrero World, em Santa Catarina, João integrou o time do Itaipava GT Brasil na edição 2011 das 500 Milhas de Kart. O tricampeão brasileiro da modalidade formou equipe com Renan Guerra, William Freire e Pedro Queirolo na prova vencida pela equipe Fittipaldi.

"Foi muito legal voltar a correr de kart e encontrar os amigos nas 500 Milhas. Nossa equipe foi muito bem. Chegamos a andar entre os cinco primeiros, mas tivemos alguns problemas na parte final da corrida que nos tiraram da briga pela vitória. Ao longo das quase 12 horas de prova, os toques com outros karts foram destruindo nossa carenagem a ponto de precisarmos trocá-la inteira no final. Com isso perdemos muito tempo", contou João. "Mas valeu pela diversão de pilotar um kart outra vez", completou.

Fonte: Inova Comunicação

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.