História da Buick

Postado por -

Buick é atualmente o segundo mais antigo fabricante de automóveis americano, depois da Cadillac (fundada em 1902), e entre as mais antigas marcas de automóveis do mundo. Originou-se como o
Buick Motor Company, uma fabricante de automóveis independente, e foi constituída em 19 de maio de 1903, pelo escocês David Dunbar Buick nascido em Detroit, Michigan.
Mais tarde nesse ano, a empresa foi adquirida por James H. Whiting (1842-1919), que se mudou para sua cidade natal, Flint, Michigan, e trouxe William C. Durant em 1904 para gerir a sua nova aquisição. Buick vendeu seu estoque de uma pequena quantia à partida, e morreu em circunstâncias modestas vinte e cinco anos mais tarde.

""

Entre 1899 e 1902 dois protótipos foram construídos, em Detroit, Michigan por Walter Lorenzo Marr. Existe alguma documentação do protótipo 1901 ou 1902 com direção de perfilhos, semelhante ao Oldsmobile Curved Dash.

""

Em meados de 1904 um outro protótipo foi construído para uma corrida de endurance, o que convenceu James H. Whiting para autorizar a produção dos primeiros modelos oferecidos ao público.  A arquitetura deste protótipo foi a base para o modelo B.

O Buick pela primeira vez coloca a venda, o Modelo B 1904, que foi construído em Flint, Michigan. Havia 37 Buicks feitos esse ano, nenhum dos quais sobreviveu. Há, no entanto, duas réplicas que existem: o carro 1904 da resistência, na Galeria Buick & Research Center, em Flint, e um modelo B montado por um entusiasta na Califórnia em comemoração ao 100 º aniversário da divisão. Ambos os veículos utilizam diversas partes do Buicks originais, assim como as peças fabricadas. Estes veículos foram todos construídos com os dois conhecidos motores de 1.904 sobreviventes.

""

Após várias tentativas de arquitetura do chassis, foi  introduzido no modelo B, o F. 1909 O sucesso inicial da Buick é atribuído, em parte, ao motor de comando-de-válvula, patenteado por Richard Eugene. A criação da General Motors é atribuído em parte ao sucesso da Buick, para que ele pudesse ser uma realidade, Marr e Richard projetos, conduziu diretamente a GM.

A concepção básica do Buick 1904 foi projetado de forma ótima, mesmo pelos padrões de hoje. O motor flat-twin era inerentemente equilibrado, com torque, apresentado ao chassis, de forma longitudinal, na verdade, cancelando elevador front-end, ao invés de produzir movimento lateral indesejável. O motor foi montado a meia nau, agora considerado o local ideal.

""

Durant foi um promotor natural da Buick e logo se tornou a maior fabricante de automóveis da América. Usando os lucros a partir deste, Durant embarcou em uma série de aquisições corporativas, chamando a nova mega-corporação General Motors. Na primeira, as fabricas que formavam a General Motors competiam uns contra os outros, mas Durant resolveu mudar isso. Ele queria que cada divisão da General Motors fosse destinada para uma classe diferente de compradores, e em seu novo sistema, a Buick estava perto do topo – apenas a marca Cadillac tinha mais prestígio. Esta é a posição que ocupa Buick até hoje na programação da General Motors. O cliente Buick ideal é confortavelmente bem de vida, possivelmente não muito rico o suficiente para comprar um Cadillac, nem desejando a ostentação de um, mas definitivamente no mercado para um carro acima da norma.

Fonte: wikipedia.org

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.