História da Chrysler

Postado por -

A empresa foi fundada por Walter Chrysler (1875-1940) em 6 de junho de 1925, quando a Maxwell Motor Company (est. 1904) foi re-organizado para a Chrysler Corporation. 

Walter Chrysler entrou na Maxwell- Chalmers, empresa do início de 1920, que estava com dificuldades financeiras. Ele foi contratado para reformular as operações conturbadas da empresa (após um trabalho de resgate semelhante na empresa de carros Willys). No final de 1923 a produção do automóvel Chalmers foi encerrado.

Em janeiro de 1924, Walter Chrysler lançou, o bem recebido automóvel Chrysler. O Chrysler foi um automóvel de 6 cilindros, projetado para oferecer aos clientes um avançado e bem construído carro, mas a um preço mais acessível do que eles poderiam esperar. (Elementos deste carro são vistos em um protótipo que tinha sido desenvolvido na Willys durante o mandato de Chrysler). O original Chrysler 1924 incluia um carburador com filtro de ar, motor de alta compressão, lubrificação sob pressão, e um filtro de óleo, características ausentes da maioria dos automóveis da época. Entre as inovações em seus primeiros anos, foram os primeiros e práticos freios hidráulicos nas quatro rodas, produzidos em massa, um sistema quase que totalmente projetado pela Chrysler com patentes atribuídas a Lockheed, e motor com suportes de borracha para reduzir a vibração. 

Após a introdução da Chrysler, a Maxwell foi abandonada depois de seu funcionamento até 1925, embora a nova linha de carros Chrysler com menor preço, tinham motores de 4 cilindros que eram basicamente Maxwells e que foram então introduzidos para o ano modelo 1926. Foi durante este período que Walter Chrysler assumiu a presidência da Maxwell, constituída sob o nome de Chrysler.

Fonte: Wikipedia.org

Samoel Weck é jornalista e apresentador de rádio e TV a 30 anos. Diretor e responsável pela Mídia Carros e Marcas, que engloba o Portal Carros e Marcas e o Programa Carros e Marcas TV.